Mercado de Trabalho
A nova onda no mercado de trabalho: semana de 4 dias
Se você acha que trabalhar menos dias é igual a menos produtividade, veja aqui que isso pode não ser bem assim. Conheça os benefícios da semana de 4 dias e fique por dentro das novidades.
Domingo à noite pode trazer uma espécie de tristeza ou cansaço antecipado para muitas pessoas, já que no outro dia a rotina volta ao normal. Mas e se você não tivesse que trabalhar segunda-feira? Ou na quarta-feira? Ou, quem sabe, na sexta-feira? E não, não estamos falando sobre feriados ou coisa do tipo.
O que acontece é que essa vem sendo uma tendência cada vez mais aceita e incentivada ao redor do mundo — a semana com quatro dias. Inicialmente, até se acreditava que um dia a mais em casa faria com que a produtividade despencasse, mas não é bem isso que vem acontecendo.
Como funciona a semana de quatro dias e quais são os benefícios?
A ideia da semana de quatro dias está explícita no nome. No entanto, é importante esclarecer que os dias trabalhados não ganham mais horas, bem como o salário recebido pelos colaboradores não passa por nenhuma diminuição.
Inclusive, alguns estudos comprovam que trabalhar menos horas, na verdade, faz com que a produtividade aumente, já que os profissionais tendem a se concentrar mais nas tarefas que precisam fazer. Os motivos para isso podem ser variados, mas a energia e motivação que um dia a mais em casa traz é inegável.
Existe até mesmo uma organização, chamada 4 Day Week, que promove o novo estilo de rotina profissional, acreditando na teoria elaborada por eles de 100/80/100. “O que significa?”, você pode perguntar. Isso, na verdade, quer dizer:
- 100% do pagamento.
- 80% do tempo.
- 100% de produtividade.
A semana mais curta já foi implementada em muitas empresas espalhadas pelo mundo, inclusive em algumas aqui no Brasil. Os benefícios notados foram variados, inclusive para a própria empresa, com ênfase nos seguintes pontos:
- Maior produtividade.
- Diminuição dos gastos operacionais.
- Atração e retenção de talentos.
- Aumento no bem-estar dos funcionários.
- Incentivo à inovação.
- Diminuição da pegada de carbono.
Com isso tudo, pode ser que estejamos acompanhando uma mudança nas tendências do mercado de trabalho. Uma coisa é fato: um diazinho de descanso a mais não faria mal para nenhum trabalhador, não é mesmo?

-
Política1 dia atrás
Itália altera regras de cidadania por descendência e impacta brasileiros; veja detalhes
-
Mundo1 dia atrás
A curiosa razão pela qual cidades europeias estão dando galinhas a moradores
-
Agronegócio2 dias atrás
NASA indica 5 plantas que purificam o ar e são perfeitas para ter em casa
-
Bancos2 dias atrás
Grande banco fecha 38 agências e impacta clientes e funcionários
-
Mercado de Trabalho2 dias atrás
Renda máxima: quanto um motorista da Uber consegue fazer por mês?
-
Empresas1 dia atrás
Stefanini reorganiza operação e aposta em crescimento com IA e aquisições
-
Empresas1 dia atrás
Marketplace da Petrobras lança API Store
-
Finanças1 dia atrás
Se você mora sozinho, também pode receber benefícios pelo Caixa Tem