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Economia

Abilio Diniz revela segredos do sucesso: 5 lições de gestão indispensáveis ao varejo!

Lições do fundador do Pão de açúcar podem ajudar muitos empreendedores a prosperar.

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O empresário Abilio Diniz era conhecido como uma das lideranças mais bem-sucedidas do país. Infelizmente, ele faleceu no dia 18/02 (domingo), aos 87 anos. Apesar da tristeza resultante de sua partida, o homem deixa um imenso legado de trabalho, resiliência e competência ao varejo brasileiro.

A maioria de sua vida foi dedicada à empresa que fundou ao lado do pai, ainda nos anos de 1950, a rede de supermercados Pão de Açúcar. Assim, as estratégias usadas pelo CEO transformaram um pequeno estabelecimento de família em um dos maiores negócios brasileiros, fazendo dele uma referência do setor.

5 lições valiosas deixadas pelo empresário

Segundo o coordenador do curso de liderança e gestão da FGV (Fundação Getúlio Vargas), Marcio Ogliara, instituição onde Diniz chegou a dar aulas, o maior diferencial do empresário foi ir além da função de gestor. Com o passar do tempo, ele se tornou um mentor, compartilhando seus conhecimentos com lideranças mais jovens.

Eduardo Yamashita, COO da Gouvêa Ecosystem, consultoria de varejo, pensa da mesma forma. Para ele, Abilio conseguia conciliar brilhantemente visão estratégica e direcionamento executivo com uma abordagem bastante humanizada no quesito de administração.

Graças a isto, ele conseguia ter um olhar diferenciado sobre os problemas e oportunidades, formando equipes mais assertivas ao seu redor, o que consequentemente contribuía para que seus negócios obtivessem sucessos extremamente duradouros.

Além disso, o dirigente deixou diversas dicas capazes de ajudar administradores menos experientes a prosperar. Conforme afirma o CEO da Varese Retail, Alberto Serrentino, a principal é procurar manter um perfil otimista e desbravador, buscando crescimento até nas situações mais difíceis. Confira mais orientações valiosas:

1. Nunca pare de estudar e aprender

Diniz se afastou do seu empreendimento somente aos 77 anos, mas nunca parou de estudar e buscar novidades sobre o setor varejista, conforme afirma Ogliara. Em seus últimos anos, o homem estava profundamente interessado em descobrir como os mercados da Ásia estavam lidando com novas tecnologias de pagamento e caixas autônomos.

2. Ser determinado para alcançar objetivos

Enquanto esteve à frente da diretoria do Pão de Açúcar, Abilio sempre visou promover inovações nos supermercados e também no quesito de geração de empregos. Esse protagonismo surgiu de sua determinação em colocar suas estratégias em prática.

“Ele foi um gestor determinado, obsessivo em suas ações e com uma visão privilegiada de expansão e busca por diferenciais”, diz Yamashita.

3. Promover inovação

De acordo com Serrentino, os estratagemas inovadores que o CEO adotou em suas unidades tornaram a rede de supermercados gerida por ele uma guia para as demais companhias do mesmo segmento. Entre as novidades citadas, estão a busca pela internacionalização da empresa, a criação de programas de fidelidade, entre outros.

“Ele sempre imprimiu uma cultura de inovação, pioneirismo e vanguarda. E o Pão de Açúcar foi um lançador de muitas coisas que acabaram se difundindo no varejo brasileiro”, avalia o analista.

4. Permanecer otimista

A vida de um grande empresário nem sempre é um mar de rosas, e diversos problemas podem afetar o humor e as esperanças dessas pessoas. Entretanto, o dono do Pão de Açúcar era conhecido por sempre permanecer otimista em relação ao país, acreditando que o papel do empreendedor não era o de se lamentar, mas sim de contribuir para a nação.

“Ele sempre olhava o copo ‘meio cheio’”, afirma Serrentino. “Nos vários investimentos que fez, se vê claramente o traço de alguém que acreditava no Brasil.”

5. Manter o equilíbrio entre empatia e rigidez

É plenamente possível ser um bom chefe sem ter que se tornar um tirano, e Abilio sabia bem disso. Por isso, ele defendia que um gestor deveria manter a firmeza que o cargo exigia, porém, sem jamais perder a humildade, responsável por estabelecer um laço de confiança com as pessoas ao redor.

Bruna Machado, responsável pelas publicações produzidas pela empresa Trezeme Digital. Na Trezeme Digital, entendemos a importância de uma comunicação eficaz. Sabemos que cada palavra importa e, por isso, nos esforçamos para oferecer conteúdo que seja relevante, envolvente e personalizado para atender às suas necessidades. Contato: bruna.trezeme@gmail.com

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