Conecte-se conosco

Empresas

Abono pecuniário ou abono das férias: Você sabe como eles funcionam?

Todo trabalhador com carteira assinada tem o direito de vender até dez dias das suas férias e receber o abono pecuniário.

Publicado

em

Um dos benefícios de final de ano o qual todos esperam de forma animada é o pagamento do 13º, no entanto, esse pode não ser o único ganho financeiro que você pode ter no trabalho.

É possível vender um terço das suas férias para o seu contratante, e os trabalhadores que assim o fazem têm o direito de receber o abono das férias, ou como é formalmente chamado, abono pecuniário.

Como funciona?

Todo trabalhador que possui carteira assinada, após doze meses trabalhados tem direito a um mês, ou seja, trinta dias de férias remuneradas.

No entanto, é direito do funcionário vender dez desses trinta dias para o contratante, devendo receber o valor referente ao abono que deve ser depositado junto ao valor das férias e em até dois dias antes do início do seu período de férias. Além disso, é necessário avisar a empresa pelo menos 30 dias antes de suas férias.

É um direito do trabalhador vender parte das suas férias, e ele não deve ser punido por vender esses dias, nem mesmo ter que renegociar. Segundo a lei trabalhista, caso essas férias sejam concedidas após dos doze meses trabalhados pelo funcionário, ele tem direito a receber em dobro, isso porque o pagamento desse abono é feito levando em consideração o pagamento das férias e dos dias vendidos.

Caso o trabalhador ainda não possa receber seus 30 dias de férias, o valor será proporcional aos dias que ele tem de férias remuneradas. Vale lembrar que, no caso de férias coletivas, não é permitido que se venda as férias e receba o abono pecuniário.

Faça os cálculos

Quer saber se vale apena vender alguns dos seus dias de descanso? O cálculo não é difícil, aprenda como fazer. Vamos supor que o seu salário é R$ 3 mil. Caso você venda dez dias das suas férias, você estará vendendo um terço delas, logo, é o equivalente a um terço do seu salário. Nesse caso, R$ 1 mil. Esse funcionário que vendeu seus dias recebe duas vezes esse valor, uma vez quando sai de férias e outra quando recebe o abono pecuniário.

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS