Conecte-se conosco

Ações, Units e ETF's

Absoluto Partners, o melhor fundo de ações de 2020

Fundo de ação long only apresenta 52% de rentabilidade. Ibovespa registra queda de 11,9% até agora.

Publicado

em

Faltando pouco menos de dois meses para 2020 acabar, o Ibovespa segue para o primeiro ano negativo desde 2015, com queda de 11,9% até agora. A atitude é comum no cenário em que os tradicionais fundos de ações long only conduzem o desempenho não tão satisfatório. 

Por outro lado, surge um fundo de ação long only que segue outra perspectiva – o Absoluto Partners. No contexto em que grande parte dos fundos está no negativo ou próximo do “zero a zero”, ele apresenta 52% de rentabilidade. O percentual é referente ao fundo master, que não dispõe da taxa de administração.

Apesar da gestora Absoluto Partners ter sido criada em 2018, a “franquia” Absoluto foi concebida antes, assim que o UBS comprou o BTG Pactual, no final de 2007. Zitelmann, que ingressou no BTG em 1998 e tinha como responsabilidade a gestão de ações na tesouraria, implementou o fundo para gerenciar o capital dos sócios, que dispunham de grande liquidez depois do negócio com o UBS. 

Em seu website, eles ressaltam que investir em boas empresas e com management de confiança são os diferenciais do Absoluto. Além disso, tendo iniciativas com bom teor de “concentração”, vistas na carteira do fundo, retirada da Comissão de Valores Imobiliários (CVM), referente a junho de 2020. Do total, quase 75% dos investimentos são em ações brasileiras, sendo 50% deles com foco em cinco companhias (B3, Equatorial, Magalu, Natura e Renner). 25% da carteira são de responsabilidade da varejista Magazine Luiza e a B3, já outros 27,6% são em aplicações no exterior. 

Para Zitelmann, o segredo da performance positiva consiste no tripé concentração, conhecimento e qualidade. “Quando cometemos erros, geralmente é porque flexibilizamos algum ponto da nossa filosofia”, alega. Além disso, os alocadores sublinham a competência em formação de equipe. No total, são 28 pessoas, das quais quatro baseadas no exterior. A “química” existente entre Zitelmann e seu sócio, Hungria, também favorece, sendo um com perfil mais dinâmico e outro mais contido.

O fundo Absoluto Partners Master manteve a “cota 1” em 13 de agosto de 2019 e até aqui concentra ganhos de 74,2%. No mesmo contexto, o Ibovespa contrai 2,7%.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS