Conecte-se conosco

Imposto de Renda - IRPF

Acerte as contas com o Leão: veja como regularizar pendências na declaração do IR 2021

Receita Federal está realizando o Projeto Cartas 2021 para avisar contribuintes sobre a necessidade de corrigir pendências na declaração do Imposto de Renda.

Publicado

em

Imposto de Renda

Você está com pendências na declaração do Imposto de Renda (IR) e não sabe como regularizar? Se você está nessa situação, saiba que não é único. Muitos brasileiros têm dificuldades de entender quais são as correções que devem fazer na sua declaração. Já outros nem tem a informação que devem realizar esses ajustes.

Leia Mais: O que é o abono extra do INSS no valor de R$ 2 mil?

Com objetivo de de avisar os contribuintes sobre a necessidade de corrigir pendências na declaração e acertar as contas com o ‘leão”, a Receita Federal está realizando o Projeto Cartas 2021.

A iniciativa visa mais do que punir o contribuinte promover a iniciativa da autorregularização. Ou seja, a abertura de oportunidades para que o contribuinte possa resolver suas próprias pendências, evitando a cobrança de multas.

Só nesta semana será concluído o envio de 550 mil cartas aos contribuintes que possuem inconsistências em seus dados no cadastro deste ano. Caso você, um familiar ou amigo tenha recebido uma carta da Receita, veja como regularizar a sua situação.

Ao realizar o processo regularização da declaração do IR antes de ser intimado ou notificado pela Receita Federal, o contribuinte evita a autuação e cobrança de multas.

Pendências

As declarações que possuem pendências são submetidas a uma análise mais rigorosa que chamamos de malha fiscal ou “malha fina”. É necessário que o contribuinte acompanhe o seu processamento por meio da internet. Para isso, acesse o Extrato da DIRPF, através do “Meu Imposto de Renda”, como orienta a Receita Federal.

Você também pode gostar: Imposto de Renda: não recebeu a restituição? Veja como consultar sobre o próximo pagamento

Todas as informações e documentos apresentados na correção dos dados do seu IR serão novamente analisados pela Receita Federal.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS