Conecte-se conosco

Automobilística

Acerte na calibragem: Dicas infalíveis para pneus impecáveis!

A calibragem adequada é essencial não só para uma melhor performance do veículo, mas também para garantir maior estabilidade e segurança

Publicado

em

A calibragem correta dos pneus do carro é um fator essencial para garantir um melhor desempenho do veículo e, claro, maior segurança ao dirigir.

Um pneu descalibrado é capaz de gerar enorme transtorno. O processo é o que garante, por exemplo, a aderência adequada no asfalto, possibilitando estabilidade em curvas e evitando o desgaste irregular.

Todos esses são benefícios que prolongam a vida útil dos pneus e aqui vale frisar: eles não estão nada baratos no mercado, ou seja, a calibragem correta é também um fator de economia, além de tudo.

Consequências

Um equipamento descalibrado gera aumento do consumo de gasolina, afeta na suspensão do veículo e aumenta as chances de estouros, além de aquaplanagens. O ajuste é essencial.

O que pega para muitos, no entanto, é que nem todo mundo sabe como calibrar ou como fazer isso da maneira certa. Vamos mostrar nas linhas abaixo algumas dicas importantes.

Sem erro na calibragem

O primeiro passo é sempre verificar as especificações de calibragem para o seu modelo de veículo. Os equipamentos possuem tamanhos, espessuras e até materiais diferentes.

As características dos pneus estão disponíveis no manual do proprietário do veículo e também podem ser encontradas na internet.

Outro aspecto importante é manter a calibragem em dia, o que deve ocorrer, por exemplo, em média de uma vez por semana. Procure fazer isso durante as idas ao posto de gasolina para abastecer.

Recorra ao manual

No manual do carro, verifique, ainda, a descrição sobre as especificações do fabricante. Nelas, deve constar algo relacionado ao nível de ar adequado nos pneus. Esse índice é muito importante.

No caso de pneus reserva, lembre-se da recomendação de mantê-los ajustados sempre com 5 psi a mais em relação aos outros.

A última dica, mas não menos importante, é que a calibragem deve ser feita no início do dia para evitar influência da dilatação. À medida que o carro circula, os pneus tendem a dilatar, isso pode interferir no processo.

Jornalista formado pela Universidade Federal de Goiás (UFG), com especialização em Comunicação Digital, e que trabalha há 14 anos como repórter e redator

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS