Economia
Acontecerá a formalização de entregadores e motoristas da Uber e iFood?
A possível formalização do trabalho de motoristas e entregadores da Uber e do IFood trazem mudanças que preocupam os trabalhadores.
A possível formalização do trabalho de motoristas e entregadores da Uber e do iFood traz mudanças que preocupam os trabalhadores. Essa discussão entrou em pauta na campanha eleitoral de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que propôs a regulamentação desses profissionais.
Com a vitória do petista, esses trabalhadores vêm se preocupando com as consequências do vínculo de trabalho.
A intenção do presidente eleito é que sejam oferecidos, aos entregadores e motoristas de aplicativo, direitos garantidos por meio da CLT, como horário de descanso, aposentadoria, descanso semanal, entre outros.
Porém, os próprios motoristas de aplicativos não mostram ter interesse de serem incluídos na CLT. Dessa forma, o plano de Lula é de melhorar as condições de trabalho para esses funcionários, diferente de os incluir na CLT.
A preocupação de quem trabalha com isso é de que o vínculo empregatício acaba fazendo com que eles tenham horários fixos, já que muitos conciliam essa jornada de trabalho com outros empregos. Dessa forma, os trabalhadores têm medo de ficarem presos ao empregador.
O que esses profissionais, que se tornaram tão importantes, querem é a oportunidade de receber direitos previdenciários sem ter que se prender a um empregador, já que hoje esses trabalhadores não têm nenhum auxílio por parte das empresas de aplicativo em casos de acidentes, por exemplo.
O principal motivo de receio por parte de entregadores e motoristas é que com a garantia de direitos trabalhistas atuar nessa função se torne inviável, como para aqueles que já têm um vínculo trabalhista durante certo período e trabalham para complementar a renda nos horários livres.
Oferecer direitos e melhores condições a esse tipo de profissional tem sua importância e necessidade. Porém, é necessário que haja a discussão entre os profissionais e as plataformas, podendo chegar a um acordo que não venha a afetar nenhum dos lados.
Por fim, os trabalhadores terão melhores condições, mas irão continuar com a flexibilidade no horário da jornada de trabalho.

-
Agronegócio2 dias atrás
Você nunca mais vai jogar borra de café fora depois de ver o que ela faz nessas 3 plantas
-
Bancos1 dia atrás
Processo de devolução de Pix errado deve ficar mais simples no Brasil
-
Finanças2 dias atrás
Baby boomers enfrentam pesadelo com aposentadoria, mas solução pode ser simples
-
Tecnologia17 horas atrás
Aviação de luxo: confira os 5 jatos mais caros do mundo
-
Economia23 horas atrás
Seu banco não quer que você veja este ranking de cartões para usar fora do Brasil
-
Economia2 dias atrás
Em que posição o Brasil está na lista global de milionários? E na de desigualdade?
-
Finanças2 dias atrás
Quer um relacionamento duradouro? Especialista ensina a conversar sobre dinheiro
-
Finanças2 dias atrás
Dar mesada ou não? Veja como usar dinheiro para educar seu filho com inteligência