Economia
Acontecerá a formalização de entregadores e motoristas da Uber e iFood?
A possível formalização do trabalho de motoristas e entregadores da Uber e do IFood trazem mudanças que preocupam os trabalhadores.
A possível formalização do trabalho de motoristas e entregadores da Uber e do iFood traz mudanças que preocupam os trabalhadores. Essa discussão entrou em pauta na campanha eleitoral de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que propôs a regulamentação desses profissionais.
Com a vitória do petista, esses trabalhadores vêm se preocupando com as consequências do vínculo de trabalho.
A intenção do presidente eleito é que sejam oferecidos, aos entregadores e motoristas de aplicativo, direitos garantidos por meio da CLT, como horário de descanso, aposentadoria, descanso semanal, entre outros.
Porém, os próprios motoristas de aplicativos não mostram ter interesse de serem incluídos na CLT. Dessa forma, o plano de Lula é de melhorar as condições de trabalho para esses funcionários, diferente de os incluir na CLT.
A preocupação de quem trabalha com isso é de que o vínculo empregatício acaba fazendo com que eles tenham horários fixos, já que muitos conciliam essa jornada de trabalho com outros empregos. Dessa forma, os trabalhadores têm medo de ficarem presos ao empregador.
O que esses profissionais, que se tornaram tão importantes, querem é a oportunidade de receber direitos previdenciários sem ter que se prender a um empregador, já que hoje esses trabalhadores não têm nenhum auxílio por parte das empresas de aplicativo em casos de acidentes, por exemplo.
O principal motivo de receio por parte de entregadores e motoristas é que com a garantia de direitos trabalhistas atuar nessa função se torne inviável, como para aqueles que já têm um vínculo trabalhista durante certo período e trabalham para complementar a renda nos horários livres.
Oferecer direitos e melhores condições a esse tipo de profissional tem sua importância e necessidade. Porém, é necessário que haja a discussão entre os profissionais e as plataformas, podendo chegar a um acordo que não venha a afetar nenhum dos lados.
Por fim, os trabalhadores terão melhores condições, mas irão continuar com a flexibilidade no horário da jornada de trabalho.

-
Mercado de Trabalho2 dias atrás
Quando um trabalhador tem direito ao adicional por insalubridade?
-
Agronegócio2 dias atrás
Cróton: conheça a rotina de cultivo ideal para essa planta
-
Tecnologia1 dia atrás
O melhor widget do Android é gratuito, nativo e quase ninguém aproveita
-
Tecnologia1 dia atrás
Já sabe como usar? WhatsApp agora pode digitalizar documentos
-
Carreira19 horas atrás
Aprenda a baixar e proteger seus dados armazenados no LinkedIn
-
Investimentos2 dias atrás
O que o Fundo Garantidor de Crédito não cobre: veja os investimentos fora da proteção
-
Tecnologia14 horas atrás
Criança gasta mais de R$ 7.500 em jogos online e mãe faz alerta
-
Finanças1 dia atrás
Crédito do Trabalhador: onde contratar o novo empréstimo consignado para CLT?