Conecte-se conosco

Commodities

Acordo BNDES-MME viabiliza projetos de mineração sustentáveis

Parceria prevê apresentação de propostas para o financiamento, inovação e sustentabilidade do setor

Publicado

em

Crédito: temsustentavel

Apresentar soluções de financiamento, sustentabilidade e inovação para o setor de mineração. Com essa finalidade, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) assinou, com o Ministério de Minas e Energia (MME), nessa terça-feira (8), acordo de cooperação para elaboração de relatório com propostas nas áreas de financiamento, inovação e sustentabilidade nacional, que deverá estar concluído em junho próximo. A finalidade da iniciativa, em último plano, seria a estruturação de projetos que potencializem novos investimentos e o desenvolvimento desses mercados.

Bem-sucedida – A ideia central da iniciativa seria replicar a experiência bem-sucedida dos setores de saneamento e gás, conforme acentua o presidente do BNDES, Gustavo Montezano, por meio de um relatório aberto ao mercado, com soluções, projetos e planejamentos, não feitos pelo BNDES, mas que o banco vai coordenar com a sociedade”.

Financiar o setor – Distante do preceito de “quanto mais recursos, melhor para a mineração”, Montezano ressalta o princípio de “financiar o setor, no lugar certo, na hora certa e para quem precisar”. Segundo o executivo, a instituição tem a preocupação de “propor soluções e alternativas que elevem a capacidade de financiamento do setor (“financiabilidade”, segundo neologismo cunhado pelo próprio)”.

‘Semana da Mineração’ – A nova proposta, na verdade, integra a chamada “Semana da Mineração”, promovida pelo MME, tendo em vista debater, nos próximos dias, os desafios do setor mineral nacional, de modo “a atrair investimentos e o desenvolvimento de iniciativas que impliquem impacto ambiental positivo”.

Economia circular – Ao lembrar que a sustentabilidade está presente hoje em todos os setores de atividade, no país e no mundo, Montezano acentua ser premente identificar alternativas associadas à economia circular no setor de mineração, que pode ter impacto ambiental positivo, se bem dimensionado”, condicionou.

Plano Nacional – Até amanhã (10), o MME promoverá palestras, workshop e seminários sobre o setor mineral, além da apresentação do projeto de construção do Plano Nacional de Mineração 2050.

Avanço de 7% – De acordo com o Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram), a produção total do setor mineral brasileiro atingiu, no ano passado, 1,150 bilhão de toneladas, o que corresponde a um aumento de 7% sobre o montante de 1,073 bilhão de toneladas, obtido em 2020. Em 2021, o faturamento do setor chegou a R$ 339 bilhões ou 62% maior que os R$ 209 bilhões observados em 2020. Atualmente, a mineração responde por 200.393 de empregos diretos, o equivalente a 4% do Produto Interno Bruto (PIB).

Publicidade
Comentários

MAIS ACESSADAS