Economia
Acordo de alívio à Covid-19 antes de eleições nos EUA é improvável, diz Mnuchin
Parlamentares norte-americanos buscam acordo de estímulo fiscal bipartidário para lidar com os efeitos da Covid-19.
O secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Steve Mnuchin, e a presidente da Câmara dos Deputados, Nancy Pelosi, estão “distantes” de acertar alguns detalhes sobre um novo pacote de alívio aos efeitos da pandemia, disse Mnuchin nesta quarta-feira, acrescentando que seria difícil chegar um consenso antes das eleições presidenciais no país.
Em meio a prioridades diferentes, Casa Branca, democratas e republicanos no Congresso, estão sofrendo pressão para fechar um acordo de estímulo fiscal bipartidário para ajudar aos afetados pela pandemia, que já matou quase 216 mil norte-americanos e impactou a economia do país.
Enquanto os republicanos do Senado consideraram cara a oferta de 1,8 trilhão de dólares proposta por Mnuchin na semana passada e resistem a ela, Pelosi afirmou que esse valor é insuficiente e pediu por 2,2 trilhões de dólares.
Em março, o Congresso norte-americano liberou aproximadamente 3 trilhões de dólares em auxílio destinado ao alívio dos efeitos do coronavírus.
Na quarta-feira, as duas autoridades conversaram sobre o tema, e nesta quarta Mnuchin admitiu que os dois ainda estão “distantes” em algumas questões, acrescentando que a política era “parte da realidade”.
“Neste ponto, eu diria que fazer algo antes das eleições e executá-lo seria difícil apenas considerando onde estamos e o nível de detalhe, mas vamos tentar continuar a trabalhar nessas questões”, afirmou o secretário.
Após os comentários de Mnuchin, os mercados em Wall Street reagiram mal e estenderam as perdas.
Sobre as tratativas desta quarta-feira, Drew Hammill, vice-chefe de gabinete de Pelosi, disse que elas foram produtivas, mas que a falta de um plano estratégico de teste com abrangência nacional pelo governo Trump continuava sendo uma “grande área de desacordo”.
“Em resposta às propostas enviadas no fim de semana, os dois passaram um tempo buscando esclarecimentos sobre os termos, o que foi produtivo”, escrever Hammil no Twitter, acrescentando que Pelosi e Mnuchin negociavam por cerca de uma hora.
Ainda segundo Hammill, as conversas continuarão na quinta-feira e a equipe continuará a “trocar propostas”.
O “tudo ou nada” proposto por Pelosi não agradou Mnuchin, que disse que há cerca de 300 bilhões de dólares não gastos em pacotes anteriores de alívio ao coronavírus que poderiam ser imediatamente “reaproveitados” pelo Congresso.
Na véspera, Mitch McConnell, líder da maioria no Senado e principal republicano no Congresso, anunciou que um projeto de lei de alívio à Covid-19 no valor de 500 bilhões de dólares seria votado no Senado na próxima semana. Um pacote semelhante foi barrado pelos democratas em setembro.

-
Tecnologia1 dia atrás
Desconexão noturna: por que desligar o Wi-Fi do celular é essencial?
-
Tecnologia1 dia atrás
5 ajustes essenciais em celulares Samsung que todo dono deve fazer
-
Mundo2 dias atrás
Musk deve deixar o governo Trump em breve, diz jornal
-
Finanças14 horas atrás
Comerciantes não estão mais aceitando dinheiro em espécie. Pode isso?
-
Mundo1 dia atrás
Estes são os passaportes mais poderosos do mundo – incluindo o brasileiro
-
MEI2 dias atrás
Cartão sem anuidade para MEI: saiba como conseguir e impulsionar seu negócio
-
Investimentos2 dias atrás
‘Caixinha Turbo’ do Nubank promete maior rendimento para clientes
-
Finanças2 dias atrás
4 erros que ‘comem’ todo o seu dinheiro e você nem percebe