Saúde
Acordou cansado? Como salvar seu dia depois de uma noite mal dormida
Seja por ficar acordado até tarde, ter o sono interrompido várias vezes ou mesmo passar a noite em claro para cumprir um prazo, o resultado é o mesmo: uma manhã difícil.
Sabemos que dormir bem é essencial para a saúde, assim como se alimentar bem e fazer exercícios. Mas, às vezes, passamos por noites em que simplesmente não conseguimos descansar o suficiente, não é mesmo?
Seja por ficar acordado até tarde, ter o sono interrompido várias vezes ou mesmo passar a noite em claro para cumprir um prazo, o resultado, infelizmente, é o mesmo: uma manhã difícil.
Os efeitos de uma noite sem dormir
A falta de sono afeta nosso cérebro de várias maneiras. Estudos mostram que isso nos deixa com respostas mais lentas, dificuldade de tomar decisões, prestar atenção e lembrar das coisas. Além disso, ficamos mais propensos a nos sentir ansiosos e até menos sociáveis.
Eti Ben Simon, do Centro de Ciência do Sono Humano da Universidade da Califórnia, Berkeley, explica que até mesmo perder “uma ou duas horas por algumas noites” pode causar esses efeitos. A privação de sono também ativa o sistema nervoso simpático, aumentando nossa pressão arterial e nos deixando mais estressados.
Dicas para lidar com a falta de sono
Para combater esses efeitos, especialistas recomendam algumas estratégias:
1. Tirar uma soneca: Uma pequena soneca pode ser muito útil. Kelly Baron, especialista em distúrbios do sono, sugere limitar o cochilo a 30 minutos para evitar a “inércia do sono”. Mesmo um pouco de sono leve já ajuda.
2. Cuidado com a cafeína: Embora ajude a aumentar o estado de alerta, muita cafeína pode deixá-lo mais ansioso e nervoso, principalmente se você já estiver se sentindo assim pela falta de sono.
3. Exercício regular: Um estudo de 2022 mostrou que estudantes universitários que se exercitaram após uma noite sem dormir tiveram um melhor desempenho cognitivo. Exercícios ajudam a combater os efeitos negativos da falta de sono.
4. Luz natural: Soomi Lee, da Penn State University, recomenda expor-se à luz natural brilhante para aumentar o alerta. Uma caminhada ao meio-dia pode ser uma ótima ideia.
Controlando o dia após a noite mal dormida
Mesmo com essas estratégias, não dá para compensar completamente uma noite mal dormida. Se você passou a noite em claro, evite dirigir. Kenneth P. Wright Jr., especialista em sono, alerta que ficar acordado a noite toda deixa você “tão ruim quanto se estivesse legalmente bêbado”.
No trabalho, tente evitar multitarefas e faça as tarefas mais difíceis quando se sentir melhor. Evite também conversas importantes ou decisões financeiras grandes. Wright explica que “talvez você não consiga traçar estratégias de maneira eficaz sobre todas as informações necessárias para tomar uma decisão”.
Por fim, a única solução verdadeira para o problema de uma noite mal dormida é ter uma boa noite de sono na próxima oportunidade. Como diz o Dr. Ben Simon, “a solução mágica para a perda de sono é dormir”.

-
Cotidiano12 horas atrás
Como pintar a casa sem sujeira: técnica do papelão ganha adeptos nas redes sociais
-
Economia11 horas atrás
Pix passa por transformação: 8 milhões de chaves serão desativadas
-
Bancos1 dia atrás
‘Golpe da mão fantasma’: conheça essa nova ameaça digital e saiba como se proteger
-
Tecnologia2 dias atrás
Spotify anuncia aumento na assinatura em vários países
-
Mercado de Trabalho1 dia atrás
Cancelamento da contribuição sindical pela internet é aprovado pelos deputados
-
Curiosidades1 dia atrás
Família milionária transforma céu em caixa eletrônico ao fazer chover R$ 27 mil
-
Curiosidades2 dias atrás
Agricultor encontra bilhões em OURO, mas não leva nem 1 centavo; veja com quem ficou
-
Economia1 dia atrás
Saiba em quais estados estão os m² mais caros do Brasil [ranking]