Saúde
Acredite ou não: Tirar meleca com o dedo pode causar Alzheimer, de acordo com estudos!
Apesar de habitual, usar o dedo para limpar o nariz pode trazer graves consequências e até mesmo desenvolver a doença de Alzheimer. Entenda o porquê.
O ato de remover meleca do nariz com o dedo é considerado mal visto e pouco higiênico. Um estudo recente publicado em outubro de 2022 na plataforma Nature apontou uma nova razão para evitar essa prática: o risco de desenvolver Alzheimer.
O estudo foi realizado com camundongos e mostrou que a exploração nasal pode transportar a bactéria Chlamydia pneumoniae para o cérebro, o que estimula a produção da proteína beta-amilóide pelas células. Em determinadas concentrações, essa proteína é um indicador da doença neurodegenerativa.
A infecção do sistema nervoso central tem sido correlacionada com a doença de Alzheimer. Outras doenças também estão sendo analisadas, já que várias bactérias habitam as mãos humanas e os dedos não são higienizados antes de tocar o nariz.
Uma das doenças relacionadas ao ato de cutucar o nariz é a meningite bacteriana, que pode ocorrer quando a imunidade está baixa e a mucosa nasal está danificada, permitindo que as bactérias cheguem ao cérebro. Essa condição pode levar a complicações cerebrais, infarto, convulsões e perda auditiva.
Um estudo realizado em 2022 revelou que os homens estão mais suscetíveis a desenvolver essa doença neurológica, pois tendem a cutucar o nariz com mais frequência do que as mulheres.
De acordo com uma pesquisa realizada pelo autor Christoph Drösser para o livro “Como nós, alemães, funcionamos”, 62% dos homens tiram meleca do nariz, enquanto apenas 51% das mulheres possuem o hábito. Além do risco de desenvolver Alzheimer, a prática de retirar meleca do nariz pode estar associada a um transtorno psíquico chamado rinotilexomania.
O que é o Alzheimer?
O Alzheimer é uma doença neurodegenerativa que afeta a memória e outras funções cognitivas. A doença ocorre devido à morte de células cerebrais que prejudicam o processamento de informações, causando sintomas como perda de memória, desorientação e dificuldade de realizar atividades diárias.
A causa exata do Alzheimer ainda é desconhecida, mas já se sabe que fatores como idade avançada, histórico familiar e estilo de vida podem aumentar o risco de desenvolver a doença. Infelizmente, não há cura para o Alzheimer, mas medicamentos e terapias podem ajudar a gerenciar os sintomas e melhorar a qualidade de vida dos pacientes.
-
Tecnologia1 dia atrás
Já conhece o cavalo robô lançado por Elon Musk?
-
Tecnologia2 dias atrás
Proibidos! 5 aparelhos que nunca devem ser ligados na extensão elétrica
-
Criptomoedas2 dias atrás
24 anos de prisão: homem cai em armadilha do WhatsApp e mesmo assim é preso
-
Mundo2 dias atrás
Partiu? 5 países com o melhor equilíbrio entre vida pessoal e trabalho
-
Tecnologia2 dias atrás
Alerta de segurança: golpe de taxa de entrega faz novas vítimas no WhatsApp
-
Economia2 dias atrás
Alô, dona de casa! Saiba como garantir sua aposentadoria do INSS
-
Economia2 dias atrás
Salário mínimo pode chegar a R$ 1.524 e trazer desafios em 2025
-
Tecnologia2 dias atrás
Não deixe rastros! Aprenda a excluir conversas com a Meta AI do WhatsApp