Economia
Adeus, golpe da fruta! Novas medidas de segurança impedem fraudes no mercadão
Após diversas reclamações de golpes sofridas por consumidores, direção do Mercado Municipal de São Paulo toma medidas de controle.
O clima instável de algumas regiões tem garantido uma menor variedade de frutas na mesa dos brasileiros, entretanto, alguns consumidores relatam um preço abusivo na hora de fazer a compra destes itens.
O Mercado Municipal de São Paulo é muito mencionado por consumidores nas reclamações, onde eles notaram um aumento desproporcional dos preços e ainda uma prática de coação para que levem mais frutas do que desejam.
O golpe das frutas, como tem sido chamado, também conta com reclamações de mudança de preço dos produtos na hora do pagamento, o que deixa as pessoas confusas e acabam sendo coagidas a fazer a compra.
Como se trata de um dos maiores pontos turísticos da capital, ele acaba atraindo muitas pessoas de fora, que acabam caindo mais facilmente no golpe, principalmente os estrangeiros. Além disso, os relatos nas redes sociais têm afastado consumidores desestabilizando a economia local.
No ano passado, foram instituídas algumas mudanças para que o serviço oferecido pelo Mercadão pudesse ser melhorado. Com estas novas reclamações, novas regras foram criadas, assim, as consequências do não cumprimento são bem graves.
É proibida a abordagem de diversos comerciantes em um único cliente, pois isso pode levar a coação e constrangimento. Além disso, os comerciantes ficam proibidos de utilizar lâminas de metal para cortar frutas na hora de oferecer uma cortesia aos clientes.
Segundo Aldo Bonametti, que é diretor e presidente do Mercadão de São Paulo, as regras descumpridas ocasionam em multa para os comerciantes, além de interdição de barracas.
A direção do local está trabalhando em novas regras para evitar esse tipo de golpe. Além disso, diz que, se ele continuar, as bancas envolvidas não terão renovação de contrato de aluguel.
Para quem costuma fazer compras no Mercado Municipal de São Paulo, é preciso atenção! Sempre vá até lá com uma ideia de preço de mercado das frutas. Se identificar que está sendo coagido a comprar algo, não caia na manipulação e denuncie aos responsáveis, para que essa prática seja controlada.

-
Tecnologia1 dia atrás
Desconexão noturna: por que desligar o Wi-Fi do celular é essencial?
-
Tecnologia2 dias atrás
5 ajustes essenciais em celulares Samsung que todo dono deve fazer
-
Mundo2 dias atrás
Musk deve deixar o governo Trump em breve, diz jornal
-
Finanças20 horas atrás
Comerciantes não estão mais aceitando dinheiro em espécie. Pode isso?
-
Mundo1 dia atrás
Estes são os passaportes mais poderosos do mundo – incluindo o brasileiro
-
Investimentos2 dias atrás
‘Caixinha Turbo’ do Nubank promete maior rendimento para clientes
-
MEI2 dias atrás
Cartão sem anuidade para MEI: saiba como conseguir e impulsionar seu negócio
-
Finanças2 dias atrás
4 erros que ‘comem’ todo o seu dinheiro e você nem percebe