Conecte-se conosco

Economia

Aeroporto de Porto Alegre reabre em outubro

Terminal foi fechado em 3 de maio.

Publicado

em

A partir de 21 de outubro, o Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre (RS), retomará os voos comerciais, com a venda de bilhetes aéreos autorizada a partir desta sexta-feira (9). De acordo com o governo federal, o aeroporto voltará a operar com 128 voos diários, totalizando mais de 3 mil voos mensais, funcionando das 8h às 22h. O terminal foi fechado em 3 de maio devido às enchentes que afetaram o estado.

O anúncio da retomada foi feito pelos ministros Silvio Costa Filho (Portos e Aeroportos) e Paulo Pimenta (Secretaria para Apoio à Reconstrução do Rio Grande do Sul) nesta quinta-feira (8). Costa Filho afirmou que a retomada impulsionará a economia do estado, e a concessionária Fraport prevê que o aeroporto estará operando a plena capacidade a partir de 16 de dezembro.

Antes das enchentes, o aeroporto operava cerca de 1,3 mil voos semanais, e a reabertura começará com aproximadamente 70% dessa quantidade, segundo Pimenta. O governo informou que a reabilitação do aeroporto inclui a pista de pouso e decolagem, pistas de táxi e o pátio das aeronaves.

Aeroporto de Porto Alegre

Após a limpeza do terminal, a equipe trabalha na recuperação das áreas essenciais para o retorno das operações afetadas. Isso inclui a pista de pouso e decolagem, com 1,3 mil metros de extensão (cerca de 60 mil metros quadrados), além de 20 mil metros quadrados do pátio de estacionamento das aeronaves. Em outubro, será realizada a recuperação de 1,2 mil metros quadrados de áreas sem movimentação de aeronaves.

Outras ações incluem a preparação do pavimento para recapeamento ou reconstrução, dependendo da necessidade. A previsão é que, em dezembro, a recuperação completa dos 3,2 mil metros de pista, taxiways e pátio esteja finalizada, permitindo a operação total do aeroporto.

(Com Agência Brasil).

Redatora. Formada em Técnico Contábil e Graduada em Gestão Financeira. Contato: simonillalves@gmail.com.

Publicidade

MAIS ACESSADAS