Conecte-se conosco

Economia

Afinal, o dia de Corpus Christi é considerado feriado no Brasil ou não?

Muitas pessoas folgam no dia de Corpus Christi, mas será que é realmente feriado? Descubra tudo no texto a seguir!

Publicado

em

Corpus Christi é uma festa católica que celebra o mistério da eucaristia, o sacramento do corpo e do sangue de Jesus Cristo. Inclusive, a expressão significa literalmente “Corpo de Cristo”. Essa data é comemorada pelos religiosos sempre 60 dias após o Domingo de Páscoa.

Este é um dia marcado por missas e procissões nas ruas, muito enfeitadas com tapetes imensos e coloridos. No entanto, apesar de muitos empregadores fecharem as portas e darem folga aos funcionários, muitos ainda se perguntam se Corpus Christi é feriado ou ponto facultativo.

Corpus Christi: feriado ou ponto facultativo?

A resposta dessa pergunta depende da região em que você vive. No entanto, Corpus Christi não é um feriado nacional, sendo, assim como o Carnaval, apenas ponto facultativo na maior parte do país — então, fica a critério do empregador conceder ou não folga.

Contudo, é tradição que grande parte das empresas deem folga nesta data. No entanto, alguns estados e municípios brasileiros consideram Corpus Christi como feriado oficial.

Nesses casos, os trabalhadores têm direito a uma folga ou ao pagamento de horas extras em caso de serviços essenciais, como farmácias, hospitais e determinados comércios.

Assim, é muito importante conferir a legislação do município e estado em que vive antes de simplesmente faltar ao trabalho por acreditar ser feriado. Também é possível conversar com o empregador e tentar chegar a um acordo que não prejudique nenhuma das partes.

Já para os servidores públicos, o mais comum é que a data seja basicamente um feriado, já que praticamente todos eles folgam no dia de Corpus Christi.

Inclusive, o Ministério da Fazenda anunciou que os funcionários federais terão ponto facultativo na quinta e na sexta da data religiosa, ou seja, nos dias 8 e 9 de junho.

Já as empresas que optem por celebrar o feriado, podem depois exigir que os funcionários compensem o dia de trabalho ou usem o banco de horas, tudo depende do empregador.

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade

MAIS ACESSADAS