Conecte-se conosco

Agronegócio

Agricultor do Paraná se impressiona com colheita de abóbora gigante de quase 300 quilos

Uma abóbora gigante, de quase 300 quilos, chamou a atenção no Paraná. Você sabe como se cultiva esses frutos de tamanhos gigantescos? Confira

Publicado

em

Com certeza, você já viu frutos gigantes, seja pessoalmente, em programas de TV e, até mesmo, em alguns filmes, esses alimentos são retratados participando de competições.

No Paraná, em Santa Tereza D’Oeste, o agricultor Francisco Lourenço foi surpreendido por uma abóbora de quase 300 quilos em sua lavoura.

Ele conta que a fazenda já havia visto um girassol gigante e um chuchu de quase dois quilos, no entanto, uma abóbora desse tamanho foi a primeira vez.

Francisco ainda não sabe como irá fazer a colheita do fruto: “acho que será preciso chamar um guincho“, ele contou a Band.

Na reportagem feita pelo veículo de comunicação, Francisco conta que não faz nada demais para que os frutos sejam desse tamanho, além de, é claro, uma adubação muito bem feita.

O segredo pode estar justamente no carinho que o agricultor tem com a sua plantação, ele conta que conversa com as plantas.

Eu acho que as plantas gostam de conversar, elas não me respondem na hora, mas depois me dão esses produtos grandes“, ele explica.

Frutos gigantes

Uma adubação bem feita é, sem dúvidas, essencial para que o fruto tenha nutrientes o suficiente para crescer mais. Assim como também ter uma temperatura controlada na germinação e na fase de desenvolvimento.

Frutos desse tamanho, como a abóbora plantada por Francisco, geralmente são de uma variedade que surge a partir do cruzamento de sementes.

A Universidade de Harvard vem estudando esses frutos gigantes desde 2015. Já a bióloga Jessica Savage conta que as abóboras gigantes descendem de uma única linhagem.

Sendo assim, as sementes vão sendo cruzadas, criando cada vez frutos maiores. A linhagem por sua vez, tem origem na espécie chamada Curcubita maxima. A partir dessa, podem ser rastreados diversos frutos, cada vez maiores.

Mas ao longo desses anos, as sementes dessa abóbora foram cruzadas com outras variedades. É difícil precisar qual é o  parentesco entre plantas mais antigas“, explica a bióloga.

Eventos

Nos Estados Unidos, são comuns os eventos onde competem as maiores abóboras e outros frutos, que atraem agricultores dos mais diversos locais.

Quem avalia e julga os frutos gigantes são os juízes do GPC – Great Pumpkin Commonwealth, em português, União Global dos Produtores de Abóboras Gigantes.

Nessa competição, no ano passado, a abóbora vencedora pesava 1.226 quilos. Esse peso é o equivalente a um HB20, por exemplo. O agricultor conta que cultiva essas abóboras para comercializar suas sementes.

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS