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Airbus e Boeing miram em tecnologia de turbinas híbridas para novos aviões

Motores híbridos permitiram o desenvolvimento de aeronaves mais leves e serviriam como uma tecnologia de transição.

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Airbus e Boeing vão tentar criar uma tecnologia de propulsão elétrica híbrida quando desenvolverem sua próxima geração de aviões devido aos limites de melhoria dos motores atuais, disse nesta sexta-feira o presidente de uma grande companhia de leasing.

O presidente da Air Lease Corp, Steven Udvar-Hazy, disse durante um fórum do setor que a Airbus há muito está trabalhando em uma solução de propulsão híbrida e a Boeing possivelmente terá mais cautela sobre fazer um grande investimento em um novo programa de aeronave em face das dificuldades para o retorno dos voos do 737 MAX e da certificação do 777X.

“Tenho sérias dúvidas se Boeing ou Airbus possam projetar um avião totalmente novo usando as tecnologias atuais de motores que possa ter uma vantagem significativa, digamos de dois dígitos, sobre o que já temos”, disse ele em referência à eficiência no consumo de combustível.

“Então, o que vejo evoluindo é mais na direção da propulsão híbrida”, acrescentou.

Os motores híbridos permitiram o desenvolvimento de aeronaves mais leves e serviriam como uma tecnologia de transição em vez de uma mudança brusca, explicou Udvar-Hazy.

No ano passado, a Airbus afirmou que estava estudando produzir um avião híbrido até 2035 e a Rolls-Royce comunicou em março que espera que aviões com propulsão híbrida possam transportar por volta de 100 pessoas em voos comerciais até 2029.

Em janeiro, o diretor de estratégia ambiental da Boeing, Sean Newsum, afirmou que levar a tecnologia de motores híbridos para um avião do porte do 737 pode demorar décadas.

A Boeing não quis falar sobre o assunto.

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