Saúde
Airfryer x cozimento na água: descubra qual é o melhor método para preparar seus alimentos de forma saudável
A airfryer é uma ótima opção para quem deseja evitar as frituras na alimentação, porém, será que ela prepara alimentos menos calóricos?
A airfryer é uma das melhores criações recentes para a culinária, já que permite preparar os alimentos de forma muito fácil e com um sabor delicioso. Porém, muitos se perguntam se é melhor fazer o preparo dos alimentos nela, em relação às calorias.
Isso depende da comparação, por exemplo, se formos comparar o preparo na airfryer com a fritura imersa, a airfryer é muito superior. Porém, se formos levar em conta o cozimento em água do alimento, aí sim temos uma discussão interessante.
Isso porque os alimentos cozidos costumam ser menos calóricos que os alimentos feitos na airfryer. Acontece que, quando cozinhamos um alimento, ele se enche de água, que diminui sua caloria Então, se você for pesar o alimento após o preparo, ele pesará mais por conta da sua hidratação.
Já quando o alimento é feito na airfryer, ele passa por um processo de desidratação, fazendo com que a água naturalmente presente nele saia. Isso fará com que o alimento mais fique mais leve e você precise comer mais dele para chegar ao peso que consome normalmente.
Por exemplo, se você precisa comer 100 g de frango em sua refeição, você precisará de apenas um filé quando estiver cozido, pois ele estará com água, e talvez um filé e meio, se for feito na airfryer, já que ele perde o peso da água.
Em relação ao preparo dos alimentos no forno, a perda de água é equivalente à da airfryer, por isso, podemos dizer que as calorias são as mesmas. Mas em relação à fritura por imersão, os alimentos vão ter o dobro das calorias que o alimento cozido.
E a explicação segue a mesma lógica do cozimento. Se ao cozinhar em água o alimento absorve água, ao ser frito em óleo ele acaba absorvendo óleo, que, diferente da água, possui bastante caloria.
Nutricionalmente, cada grama de gordura possui 9 calorias, então, imagine o quanto este alimento ganha de caloria ao ser frito.
Isso tudo quer dizer que alimentos cozidos são a melhor opção, pois dão mais saciedade, portanto, diminui a quantidade necessária de alimento na refeição.
Porém, preparar o alimento na airfryer não aumenta o valor calórico dele, só precisará de uma maior quantidade de alimento para que a saciedade seja igual à da preparação cozida.
Ainda assim, a preparação na airfryer é muito mais saudável que a fritura imersa, já que ela não absorverá gordura do preparo. Além disso, ainda possui uma grade que ajuda a gordura natural do alimento a ser escorrida e não ser absorbida durante o preparo.
Levando em conta as calorias, sim, a airfryer não é a melhor opção, mas olhando como um todo, ela é, sim, uma grande aliada, já que mantém um preparo saudável e não acrescenta nenhum tipo de componente prejudicial ao alimento.

-
Tecnologia1 dia atrás
Criança gasta mais de R$ 7.500 em jogos online e mãe faz alerta
-
Carreira2 dias atrás
Aprenda a baixar e proteger seus dados armazenados no LinkedIn
-
Tecnologia1 dia atrás
Google Fotos lança recurso para melhorar imagens antigas com Ultra HDR
-
Política2 dias atrás
Cidade brasileira proíbe cigarros eletrônicos em locais públicos; conheça a nova lei
-
Mercado de Trabalho1 dia atrás
Aumentos no iFood: o que muda para quem entrega de bike ou moto?
-
Tecnologia2 horas atrás
Descubra o horário ideal do dia para desligar o celular, segundo Bill Gates
-
Automobilística1 dia atrás
O que mudou nas leis para películas de carro? Entenda as exigências
-
Tecnologia12 horas atrás
Robôs, IA e biotecnologia: estudo revela as empresas mais inovadoras da agricultura