Conecte-se conosco

Saúde

ALERTA URGENTE: Colírios perigosos recolhidos após complicações graves!

Pacientes que apresentaram infecções após o uso dos produtos estão sendo orientados a procurar com urgência um médico especialista.

Publicado

em

Foi emitido um alerta nos Estados Unidos de situação grave após aproximadamente cerca de 60 pessoas darem entrada nas emergências relatando estarem passando por algum tipo de infecção. Nesse caso, infecção ocular.

Após grande suspeita de que o uso fosse de um colírio, as autoridades de Saúde dos Estados Unidos, junto com as empresas fabricantes, retiraram de circulação de venda os produtos suspeitos por levarem um número considerável de pessoas para o hospital em estado grave.

As complicações graves foram perdas de visão e alguns pacientes precisaram fazer cirurgia de emergência para retirada completa dos olhos. Além disso, uma morte foi confirmada por conta da infecção causada pelo produto.

Segundo o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), foi identificado cepa rara de pseudomonas aeruginosa, uma bactéria que pode ser encontrada nos colírios. A maioria dos pacientes confirmou o uso de um colírio em comum que produz lágrimas artificiais.

A empresa fabricante Global Pharma, responsável pelo produto EzriCare Artificial Tears e, também do Colírio Artificial Tears da Delsam Pharma, que pode ser adquirido sem receita e possíveis responsáveis pela infecção, retirou de venda os produtos imediatamente e fez apelo à população para que não use ambos os colírios até que as investigações sejam completas.

Os sintomas podem incluir:

  • visão embaçada;
  • secreção ocular;
  • vermelhidão da pálpebra ou do olho;
  • dor ou desconforto;
  • aumento de sensibilidade à luz;
  • constante sensação de que existe algo no olho.

Segundo o CDC, a bactéria pseudomonas aeruginosa encontrada nos colírios também pode ser encontrada no meio ambiente, como, por exemplo, no solo e na água. É também uma bactéria responsável por infecções hospitalares.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) relatou que as empresas em questão NÃO são fabricantes de colírios que estão registrados na Anvisa, além de informar que nenhum colírio do Brasil está sendo suspeito de infecção.

Quanto mais utilizamos de antibióticos, mais os germes se tornam resistentes, dessa forma, as infecções e bactérias estão cada vez mais se desenvolvendo e progredindo, criando cada vez mais complicações e doenças cada vez mais sérias.

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS