Conecte-se conosco

Saúde

Alimentos ultraprocessados: eles estão em todo lugar, mas você sabe identificá-los?

Publicado

em

Você sabe o que são alimentos ultraprocessados? Eles são aqueles que passam por várias etapas de industrialização e recebem aditivos químicos, como corantes, aromatizantes, conservantes, realçadores de sabor, entre outros.

Esses aditivos visam aumentar a durabilidade, a palatabilidade e a aparência dos produtos, mas podem ser prejudiciais.  Para identificar se um alimento passou por esse tipo de composição, normalmente, basta olhar o rótulo e verificar a lista de ingredientes.

Quanto mais coisas que você não costuma usar na cozinha, é provável que se trate de um alimento ultraprocessado.  Mas isso não significa que todo alimento industrializado é ultraprocessado.

Desta forma, é importante conhecer todas as classificações para saber o que é realmente saudável e recomendado para tirar das prateleiras do supermercado e colocar na mesa da sua casa.

Classificação de alimentos

Não processados ou minimamente processados

São aqueles obtidos diretamente da natureza ou que passam por processos simples, como limpeza, secagem, moagem, congelamento, pasteurização e afins. São exemplos: verduras, frutas, leite, carnes, grãos e ovos.

Ingredientes culinários processados

São itens criados por meio de algumas técnicas, como pressão, centrifugação e afins, normalmente utilizados para temperar ou preparar outros pratos. Alguns exemplos são: manteiga, açúcar, sal e óleos vegetais.

Alimentos processados

São aqueles resultantes da adição de ingredientes culinários processados aos alimentos não processados ou minimamente processados. São exemplos: queijos, carnes curadas, vegetais enlatados e afins.

Alimentos ultraprocessados

São aqueles que contêm pouco ou nenhum alimento não processado ou minimamente processado e são formulados principalmente por substâncias derivadas de outros alimentos ou sintetizadas em laboratório, além de serem, normalmente, calóricos. Alguns exemplos são: refrigerantes, salgadinhos de pacote, nuggets e sorvetes.

Então, o que comer?

A recomendação dos especialistas é que a maioria de nossa alimentação seja composta por alimentos não processados ou minimamente processados, além de ingredientes culinários processados.

Já os alimentos processados devem ser consumidos com moderação, enquanto os ultraprocessados devem ser evitados ao máximo.

Bruna Machado, responsável pelas publicações produzidas pela empresa Trezeme Digital. Na Trezeme Digital, entendemos a importância de uma comunicação eficaz. Sabemos que cada palavra importa e, por isso, nos esforçamos para oferecer conteúdo que seja relevante, envolvente e personalizado para atender às suas necessidades. Contato: bruna.trezeme@gmail.com

Publicidade

MAIS ACESSADAS