Mundo
Alô viajantes! Conheça costumes brasileiros que podem ser mal interpretados
Descubra quais são alguns dos costumes brasileiros que podem ser considerados ofensivos em outros países e evite-os.
Quando viajamos para outros países, normalmente estamos em busca de lazer e também de aprendizado e contato com outras culturas, religiões, manifestações artísticas e muito mais, não é verdade?
No entanto, essas diferenças culturais podem ocasionar situações desagradáveis, caso os cuidados necessários não sejam tomados.
Isso porque quando nos inserimos nos contextos de outros povos, é fundamental ter consciência das diferenças e costumes locais, evitando situações potencialmente ofensivas. O que pode ser considerado totalmente normal no Brasil pode gerar mal-entendidos em outras culturas.
Costumes brasileiros que podem ser ofensivos em outros países
Como mencionado, alguns costumes ou gestos não são bem-vindos em todas as civilizações do mundo, mesmo sendo plenamente comuns por aqui. Abaixo, conheça alguns costumes brasileiros vistos como ofensivos em outros países.
Rir mostrando os dentes no Japão
Aquela gargalhada gostosa e simpática é considerada falta de educação no Japão. Lá, é comum sorrir com a boca fechada, cobrindo os dentes.
Caso visite o país, tente adotar esse comportamento, assim você consegue evitar possíveis constrangimentos.
Comer com as mãos no Chile
Não estamos falando sobre comer um prato de arroz, feijão, bife e salada com as mãos, mas sim qualquer alimento.
No Brasil, é muito comum comer com as mãos em algumas situações, como uma porção de batatas fritas, por exemplo. No entanto, no Chile, isso pode ser considerado deselegante, então, busque sempre utilizar talheres por lá.
Dar gorjeta no Japão
A prática de dar um pouco a mais em retribuição pela qualidade do serviço é bastante comum em muitos países, no entanto, no Japão ela pode ser considerada ofensiva. Lá, o serviço é valorizado e já incluído no preço, então, não é preciso deixar gorjeta.
Sinal de “OK” com a mão em vários países
No Brasil e em alguns outros países, fazer o gesto de “OK”, com o polegar e o indicador unidos, é totalmente comum, considerado um sinal de aprovação.
No entanto, em algumas culturas, como na Turquia, esse gesto pode ser interpretado como ofensivo, principalmente para os homossexuais do país.
Assim, ao viajar para outros países, é recomendado sempre pesquisar sobre os costumes e a etiqueta local. Respeitar as tradições e agir conforme as normas culturais demonstra consideração e evita situações desconfortáveis.
Lembre-se que cada país possui suas próprias regras e tradições, então, leve-as em consideração e aproveite ainda mais a viagem.

-
Finanças2 dias atrás
Caixa Tem lança cartão sem anuidade e com limite inicial de R$ 800
-
Cotidiano1 dia atrás
Feriados de abril: veja quais caem em dias úteis e podem virar descanso prolongado
-
Cotidiano2 dias atrás
7 mil vagas para tirar CNH grátis: período de inscrição já começou
-
Mundo9 horas atrás
Musk deve deixar o governo Trump em breve, diz jornal
-
Empresas1 dia atrás
Prosegur pretende investir 5 milhões de euros no Brasil
-
Empresas2 dias atrás
Sukiya suspende atividades após cliente achar inseto na comida
-
Agronegócio1 dia atrás
Não mate sua planta! Veja dicas essenciais para cuidar da zamioculca
-
Empresas1 dia atrás
Taurus adquire fabricante turca de armas Mertsav