Conecte-se conosco

Agronegócio

Amaranto: aprenda a plantar e cultivar esse cereal em casa

Extremamente versátil, o amaranto é um suculento vegetal e cereal nutritivo.

Publicado

em

Nativa das Américas, a planta Amaranto é extremamente versátil por ser uma linda flor, um suculento vegetal e o mais importante, um cereal nutritivo. Este alimento é mais rico nutricionalmente que qualquer outro cereal, como o arroz, trigo e o centeio. Além disso, o amaranto é sem glúten, rico em proteínas de boa qualidade, fibras, vitaminas e minerais, como cálcio e zinco.

Dono de, pelo menos, 17 espécies com folhas comestíveis e outros grãos, esse cereal proporciona excelentes benefícios para a saúde quando incluído em uma alimentação saudável e equilibrada.

Além disso, suas folhas são uma alternativa à couve, consumidas tanto refogadas quanto cruas. O amaranto ainda é ótimo na regulagem do colesterol, no fluxo intestinal, da pressão arterial e na prevenção de cânceres.

Por isso, hoje vamos mostrar como plantar amaranto em casa e desfrutar dos diversos benefícios deste grão.

Plantio

A planta Amaranto, pode ser planta a partir de suas sementes. Entretanto, alguns cuidados devem ser levados em consideração. Por exemplo, pelo fato de suas sementes serem frágeis e não conseguirem romper a terra quando germinam, é necessário plantá-las próximas à superfície, no mínimo dois centímetros, para que haja um bom desenvolvimento. Além disso, a terra da superfície deve estar peneirada, para facilitar a germinação.

A planta pode ser cultivada em sementeiras, floreiras, vasos ou diretamente no solo. Entretanto, para transplantá-la, é necessário que o Amaranto tenha pelo menos 7 centímetros de altura. Além disso, o solo deve ser fértil, drenado, com pH entre 5 e 7 e rico em material orgânico.

Luz e clima

O Amaranto deve receber luz solar direta, pelo menos 3 a 6 horas por dia. Além disso, o clima ideal para um bom desenvolvimento da planta é variado entre 22° e 30°.

Fertilização

É importante adubar bem a planta com nitrogênio, potássio e fósforo.

Rega

Durante o desenvolvimento da planta, é importante que o solo esteja sempre úmido. Depois de crescida, a rega pode ser feita 2 vezes por dia.

Colheita

A colheita pode ser feita em torno de 90 dias após o plantio. Para isso, corte os caules com as sementes, deixe secando no sol durante 2 dias e retire as sementes. Outra opção é retirar as sementes quando as folhas caírem.

Agora que você sabe realizar o plantio, que tal cultivar Amaranto em seu próprio jardim?

Jornalista desde 2015. Pós graduada em Comunicação e Marketing desde 2020. Contadora de histórias desde sempre.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS