Empresas
Amazon expande negócios de publicidade; veja
Companhia é uma Big Tech.
A Amazon, que se consolidou como um dos maiores players em publicidade online, anunciou dia 9 uma nova solução que permitirá que outros varejistas utilizem sua tecnologia de anúncios para impulsionar suas próprias operações. A iniciativa, batizada de Amazon Retail Ad Service, permite que empresas exibam anúncios “contextualmente relevantes no lugar certo e na hora certa” em páginas de pesquisa, produtos e outras áreas de seus sites.
Inicialmente disponível para varejistas dos Estados Unidos, o serviço funcionará por meio de um modelo de cobrança baseado no uso. Os preços específicos, no entanto, não foram divulgados.
A entrada da Amazon nesse segmento reforça sua presença no mercado de publicidade digital, um setor no qual a empresa tem ganhado destaque. Em 2022, a gigante do varejo passou a divulgar a receita de anúncios em seus relatórios financeiros trimestrais, revelando a relevância do segmento para seus resultados. No último trimestre, a receita de publicidade alcançou US$ 14,3 bilhões, posicionando a Amazon como a terceira maior empresa no setor, atrás apenas de Alphabet (Google) e Meta (Facebook).
Amazon
Apesar desse crescimento expressivo, a publicidade ainda representa uma fatia menor do faturamento total da Amazon. No trimestre encerrado em outubro, as vendas de lojas online somaram US$ 61,4 bilhões, enquanto os serviços de computação em nuvem geraram US$ 27,4 bilhões.
Grande parte da receita de anúncios da Amazon provém de produtos patrocinados, que são promovidos com base em palavras-chave nos resultados de busca e nas páginas de produtos. A empresa também monetiza sua plataforma de streaming com publicidade.
Com o Amazon Retail Ad Service, a empresa busca diversificar suas fontes de receita ao oferecer a outros varejistas acesso a ferramentas de anúncios robustas. O novo serviço permite que os usuários personalizem o design, posicionamento e quantidade de anúncios exibidos, além de aproveitar as ferramentas de medição e relatórios da Amazon para otimizar o desempenho.
Essa nova oferta consolida a estratégia da Amazon de transformar sua expertise em tecnologia de anúncios em uma vantagem competitiva, permitindo que outros players do mercado utilizem sua infraestrutura para criar experiências mais relevantes para seus clientes.
(Com Agências Internacionais).

-
Tecnologia21 horas atrás
Nubank tem surpresa exclusiva para os clientes; fique por dentro
-
Mercado de Trabalho2 dias atrás
Salário não é tudo! Veja o que atrai (de verdade) a Geração Z para uma vaga
-
Tecnologia2 dias atrás
Não jogue fora! Veja ideias criativas para reaproveitar seu modem antigo
-
Tecnologia1 dia atrás
Qual smartphone os magnatas da tecnologia usam? As escolhas de Cook, Bezos, Musk e outros
-
Tecnologia1 dia atrás
ChatGPT lança assistente de compras: como utilizar e quais os benefícios da novidade?
-
Economia2 dias atrás
Mudanças no seguro-desemprego: veja novos valores e regras atuais
-
Finanças2 dias atrás
Primo Pobre compartilha estratégias para conseguir o melhor financiamento imobiliário possível
-
Curiosidades18 horas atrás
Jovem de 14 anos visita parque com a família e sai de lá com R$ 5 milhões no bolso