Conecte-se conosco

Tecnologia

AMD lança chip de IA para fazer frente à concorrência

Produção começa ainda este ano.

Publicado

em

A AMD lançou ontem o chip Instinct MI325X, voltado para competir diretamente com as GPUs de data center da Nvidia, que dominam o mercado de inteligência artificial (IA). O novo processador começará a ser produzido ainda em 2024, segundo a AMD, e busca desafiar a liderança da Nvidia, que atualmente desfruta de margens brutas de cerca de 75% graças à alta demanda por suas GPUs no último ano.

A crescente demanda por IA generativa, como o ChatGPT da OpenAI, aumentou a necessidade de data centers repletos de GPUs, criando uma oportunidade para novos fornecedores de chips entrarem no mercado. A Nvidia tem controlado a maior parte do mercado de GPUs de data center, mas a AMD, historicamente sua principal concorrente, está determinada a conquistar uma fatia significativa desse mercado, avaliado em US$ 500 bilhões até 2028.

Durante o evento de lançamento, Lisa Su, CEO da AMD, destacou o potencial do mercado de IA: “A demanda por IA continuou a superar as expectativas. A taxa de investimento está crescendo em todos os lugares”, afirmou.

AMD

Embora a AMD não tenha revelado novos grandes clientes no evento, a empresa já informou anteriormente que Meta e Microsoft utilizam suas GPUs, e a OpenAI as emprega em algumas aplicações. O Instinct MI325X deve ser vendido como parte de servidores completos, mas os preços ainda não foram divulgados.

Com o MI325X, a AMD acelera seu cronograma de lançamentos, visando acompanhar a Nvidia no setor de chips de IA. O MI325X é sucessor do MI300X, lançado no ano passado, e a empresa já prevê novos chips, como o MI350 para 2025 e o MI400 para 2026. O novo chip enfrentará os futuros modelos Blackwell da Nvidia, que devem ser enviados em grande quantidade no início de 2025.

Redatora. Formada em Técnico Contábil e Graduada em Gestão Financeira. Contato: simonillalves@gmail.com.

Publicidade

MAIS ACESSADAS