Conecte-se conosco

Agronegócio

Amendoim: conheça os principais benefícios dessa famosa oleaginosa

Listamos alguns dos benefícios desse alimento e como consumi-lo para que você aproveite todas as propriedades.

Publicado

em

Doce ou salgado, o amendoim é muito consumido no Brasil, sendo facilmente encontrado em supermercados, feiras e lojas de produtos naturais, ganhando cada vez mais espaço no dia a dia dos brasileiros.

Mas você sabia que o amendoim possui diversas propriedades nutricionais, ideais para o bom funcionamento do nosso organismo?

Pensando nisso, hoje vamos falar um pouquinho mais sobre os benefícios desse alimento e como consumi-lo para que você aproveite todas as propriedades do amendoim. Confira! 

Ajuda a controlar o colesterol

O consumo de amendoim ajuda a evitar que o colesterol LDL se instale nas células, devido os nutrientes que possui.

Dessa forma, os fitosteróis, por exemplo, tomam o lugar do colesterol LDL, facilitando sua eliminação e reduzindo o colesterol ruim, prejudicial à saúde.

Fonte de nutrientes e minerais

O grão do amendoim possui de 25 a 32% de proteína (albuminas e globulinas), 8 a 12% de carboidrato, 3% de fibra, e 2,5% de minerais. Como vitaminas e minerais presentes no amendoim, podemos citar vitamina E, vitaminas do complexo B, magnésio, zinco, fósforo, potássio e cálcio.

Ajuda na perda de peso

O amendoim ajuda a controlar os níveis de açúcar no sangue, por ser rico em gorduras monoinsaturadas, ativando o metabolismo, auxiliando assim, na perda de peso.

Além disso, ele auxilia no desenvolvimento de massa muscular. Deve-se lembrar que para ajudar no emagrecimento, o amendoim deve ser consumido dentro de uma dieta recomendada por sua nutricionista.

Como consumir

Apesar de nutritivo, é necessário que o amendoim seja consumido de forma moderada e correta para que você aproveite todas as propriedades que esse alimento oferece.

Dessa forma, o amendoim pode ser consumido torrado, pois preserva todos os nutrientes da leguminosa ou in natura, pois sua casca vermelha é nutritiva 

Outras formas, como em pé de moleque, paçoca e japonês são ótimas, mas possuem suas desvantagens para a saúde.

Jornalista desde 2015. Pós graduada em Comunicação e Marketing desde 2020. Contadora de histórias desde sempre.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS