Economia
ANP diz que cassou liminares e remarca leilão de biodiesel
A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) informou em seu site nesta quinta-feira que já cassou todas as liminares que impediam a retomada do leilão de biodiesel e que o certame será retomado às 14h.
A ANP está em uma disputa judicial com produtores de biodiesel após ter cancelado um leilão em andamento para mistura de 12% de biodiesel ao diesel, com o governo alegando problemas de oferta de matéria-prima e distribuidoras chamando a atenção para altos preços do biocombustível.
A decisão de cancelar o leilão e remarcar um outro, com mistura e 10% para atender ao bimestre setembro/outubro, foi tomada após o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, ter determinado a redução da mistura para o período, apontando problemas na oferta.
Mas produtores se sentiram prejudicados, uma vez que o leilão cancelado já havia negociado grandes volumes.
Procuradas, as associações de produtores de biodiesel não comentaram o assunto imediatamente.
Segundo nota da ANP, na Etapa 3 do leilão, que será retomada, é realizada a seleção das ofertas, ou seja, o momento em que as distribuidoras começam a comprar o biodiesel ofertado pelos produtores nas etapas anteriores.
A Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove) afirmou anteriormente que o leilão cancelado já havia negociado mais de 1 bilhão de litros, ou grande parte da demanda projetada para o bimestre.
As associações afirmaram que, para participar do leilão que acabou cancelado, já haviam comprado matéria-prima. No caso da Abiove, a entidade disse que houve até recompra de soja que seria exportada.
Mais de 70% do biodiesel é feito a partir de óleo de soja, oleaginosa que tem registrado fortes exportações em 2020, com o câmbio favorável e a forte demanda da China.
A ANP reafirmou em nota nesta quinta-feira que será considerado o percentual de 10% de mistura de biodiesel ao óleo diesel.
A agência disse ainda que a redução da mistura “foi necessária para dar continuidade ao abastecimento nacional, uma vez que a oferta de biodiesel para o período citado poderia não ser suficiente para atender à mistura de 12% ao diesel, que vem sendo bastante consumido, apesar da atual situação de pandemia”.
Nesta manhã, o ministro de Minas e Energia se reuniu com produtores para tratar sobre o assunto. O ministério não comentou o assunto imediatamente.
Mais tarde, está prevista na agenda do ministro uma conferência com a ministra da Agricultura, Tereza Cristina.
Veja o cronograma atualizado do leilão, conforme informação do site da ANP: http://www.anp.gov.br/arquivos/distribuicao-revenda/leiloes-biodiesel/75/l75-aviso-viii-cronograma-atualizado.pdf
-
Tecnologia1 dia atrás
Netflix ameaçada? Disney+ lança recurso inovador para usuários
-
Economia1 dia atrás
Qual estado lidera o ranking de maior influência no PIB do Brasil?
-
Empresas1 dia atrás
Crise! Após decretarem falência, empresas de saúde fecham as portas
-
Finanças2 dias atrás
Moeda do garimpeiro: peça perdida na gaveta pode encher seu bolso
-
Finanças2 dias atrás
Esta é a temperatura ideal da geladeira para economizar na conta de luz
-
Tecnologia1 dia atrás
Hackers usam inteligência artificial para sofisticar ataques cibernéticos
-
Tecnologia2 dias atrás
3 códigos secretos de celulares Xiaomi para testar – 2 para evitar a todo custo
-
Economia1 dia atrás
Estamos vivendo menos? Pessoas nascidas hoje podem não viver até os 100 anos
Pingback: Leilão de biodiesel negocia 1,19 bi de litros com alta 43,6% nos preços - Capitalist