Conecte-se conosco

Commodities

ANP informa produção recorde de petróleo em junho no Brasil

Agência Nacional do Petróleo.

Publicado

em

A Agência Nacional do Petróleo (ANP) informou, mais cedo, acerca de produção recorde de petróleo em junho no Brasil.

Levantamento da autarquia aponta que a produção somou um recorde de 3,367 milhões de barris por dia em junho, aumento de 5,2% na comparação com o mês anterior e de 19% em relação a junho de 2022.

Também traz que o volume de junho superou a melhor marca anterior, de janeiro de 2023, quando o país produziu 3,274 milhões de barris ao dia.

E acrescenta que o país produziu, considerando o gás natural, um recorde de 4,324 milhões de barris de óleo equivalente por dia, superando a de fevereiro de 2023 (4,183 milhões boe/d).

Petróleo em junho no Brasil

Ainda de acordo com a autarquia, a produção exclusiva de gás natural aumentou 5,4% em relação a maio de 2023 e 14,6% na comparação com junho de 2022, para 152,258 milhões de metros cúbicos por dia, também o maior volume já registrado, apagando a melhor marca anterior registrada em outubro de 2022 (149 milhões de m3/d).

Já a produção no pré-sal em junho foi de 3,243 milhões de barris de óleo equivalente por dia (boe/d) e correspondeu a 75% da produção brasileira. Houve aumento de 1,5% em relação ao mês anterior e de 17,5% na comparação com o mesmo mês do ano anterior.

Combustíveis

Na última semana a ANO informou que os preços médios de gasolina e etanol recuaram nos postos do Brasil, ante a semana anterior, enquanto o diesel ficou quase estável.

A gasolina encerrou a semana com queda de 0,7% a 5,55 reais o litro, ante 5,59 na semana passada.

Foi o terceiro recuo semanal consecutivo da gasolina, de acordo com a ANP.

No início do mês, a Petrobras cortou em 5,3% os preços médios da gasolina vendida em suas refinarias, ao mesmo tempo em que houve no país uma reoneração de tributos federais nos combustíveis do país.

Já o etanol hidratado, concorrente direto do combustível fóssil nas bombas, foi comercializado a 3,68 reais o litro nesta semana, queda de 2,4% versus 3,77 reais na semana anterior.

O diesel S10, tipo mais comercializado do país, encerrou a semana a 4,98 reais o litro, leve queda ante os 4,99 reais na semana anterior.

Redatora. Formada em Técnico Contábil e Graduada em Gestão Financeira. Contato: simonillalves@gmail.com.

Publicidade

MAIS ACESSADAS