Conecte-se conosco

Saúde

Antioxidante pode aumentar sua longevidade, mesmo com predisposição genética. Descubra como!

Antioxidantes presentes em animais marinhos são promissores no combate ao envelhecimento. Saiba tudo sobre eles.

Publicado

em

Há muito tempo já se sabe que nossas escolhas cotidianas podem influenciar diretamente na nossa qualidade de vida. Inclusive, em longo prazo, podem alterar nossa predisposição genética à longevidade.

Mas, temos boas notícias: existe um antioxidante, a astaxantina, que é produzido por animais marinhos e tem se mostrado promissor para aqueles que buscam combater o envelhecimento.

A expectativa de vida é muito determinada pela nossa composição genética, mas nosso estilo de vida, desde a alimentação saudável até a prática de atividades físicas e evitar alguns produtos, pode influenciar na qualidade de vida que temos e na nossa longevidade.

Segundo estudos, os animais podem ter sua expectativa de vida aumentada devido às propriedades antioxidantes da astaxantina que consomem. A astaxantina também ajuda a regular o processo de proteção das células em condições de estresse, a autofagia.

Um estudo da Universidade do Havaí, realizado pela Burns School of Medicine em 2017, mostrou que a astaxantina ativa uma variante genética associada à longevidade.

Dentre os alimentos, o camarão e o lagostim são excelentes fontes de astaxantina. Também a partir do krill, pequeno crustáceo encontrado em todos os oceanos, é possível extrair um óleo que contém mais astaxantina que a maioria dos outros óleos de peixe.

Um estudo de 2019, mostrou que o camarão é uma ótima fonte de astaxantina e demonstrou como o antioxidante é eficaz contra o estresse oxidativo das células. Apesar disso tudo, a maior fonte natural de astaxantina é uma forma específica de microalga. Essa espécie contém mais astaxantina que qualquer outro peixe.

De forma bem resumida, a Science Direct informa que esse antioxidante é ótimo em atividades biológicas. A astaxantina tem propriedades antienvelhecimento e até mesmo anticâncer. Além disso, atua na reparação do sistema nervoso central.

Essas são ótimas notícias para quem busca aumentar a expectativa de vida e fazer isso com boa qualidade de vida.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS