Saúde
Anvisa torna novamente OBRIGATÓRIO uso de máscaras em alguns locais
Por causa do aumento de casos de Covid-19, a Anvisa torna obrigatório o uso de máscaras em alguns lugares. Veja quais para não vacilar.
Após quase dois anos de pandemia e regras muito rígidas para proteção da população e diminuição nos casos de contaminação desde o final do ano passado, os brasileiros conseguiram relaxar um pouco nas medidas após uma bem-sucedida campanha de vacinação que prometeu a grande maioria da população.
Avisa decreta que uso de máscaras é obrigatório
Aos poucos, durante este ano, as máscaras foram ficando de lado. A obrigatoriedade de utilizá-las foi tornando-se menor. Infelizmente, quase um ano após essa flexibilização, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) passou a exigir o uso das mesmas em certos locais.
O anúncio aconteceu na última terça-feira, 22, graças ao aumento dos casos de Covid-19 no país.
A nova exigência passa a valer a partir dessa sexta-feira, 25. Entre os locais cujo uso será obrigatório, estão os aeroportos e voos nacionais. Essa medida já tinha sido derrubada há mais de três meses, porém a agência achou que seria mais seguro voltar com a exigência.
Apesar de o uso obrigatório de máscaras voltar, o consumo dentro dos voos permanece permitido pelos passageiros, bem como no interior dos aeroportos. Já para voos internacionais, a regra fica valendo para o embarque e desembarque nos aeroportos brasileiros.
Outro local que ainda é obrigatório o uso de máscaras são os pontos de saúde. Estes, diferente dos aeroportos e voos, nunca tinham deixado as medidas de lado. Neste momento, a agência reforça a importância do uso nestes locais.
Há outros lugares nos quais as máscaras são recomendas para que se mantenha um controle de contaminação e não aumentemos ainda mais os casos no país. Estamos falando daqueles fechados ou com pouca circulação de ar.
Especialmente aqueles com muita aglomeração de pessoas. Espaços como restaurantes, museus, estabelecimentos comerciais, transporte público, salas de aula e outros. Além do uso de máscara, é recomendado também que os outros cuidados voltem a ser utilizados, como higienização das mãos e um certo nível de distanciamento social.
Outra medida muito importante que já se mostrou eficiente e precisa de uma maior atenção da população é a vacinação. A quarta dose já está disponível para toda a população, mas a procura ainda é muito baixa em relação às primeiras doses.
Estar em dia com ajuda a diminuir o nível de transmissão, além de evitar os sintomas graves que a doença pode acarretar. É importante tomar todas as doses disponíveis para aumentar a sua eficácia e proteção.
-
Saúde2 dias atrás
Sol em tons de vermelho pode gerar problemas à saúde
-
Economia2 dias atrás
Se você ganha R$ 10 mil por mês, está entre os mais ricos do Brasil
-
MEI2 dias atrás
MEIs podem ter aumento no limite de faturamento anual
-
Mundo2 dias atrás
Principal destino de Portugal terá aumento de 50% nas taxas turísticas
-
Investimentos1 dia atrás
3 ações brasileiras estão entre as mais valiosas do mundo
-
Agronegócio2 dias atrás
Como cultivar cebolinha (Allium schoenoprasum) em vasos na sua casa
-
Agronegócio24 horas atrás
Zamioculca (Zamioculcas zamiifolia): como fazer a rega corretamente?
-
Curiosidades2 dias atrás
Copos de cerveja e suas funções: como escolher o melhor para cada cerveja