Conecte-se conosco

Agronegócio

Apaixonante e cheia de benefícios! Saiba mais sobre a bela passiflora

Conheça os benefícios dessa planta medicinal para a saúde e confira dicas para cultivar a passiflora em casa.

Publicado

em

Você já ouviu falar da passiflora?  Também conhecida como flor-da-paixão ou flor-do-maracujá, é uma planta medicinal utilizada na preparação de chás, tinturas e suplementos fitoterápicos que ajudam a aliviar o estresse, combater a ansiedade e a insônia.

Esta flor se dá melhor em climas úmidos e terras molhadas. É por isso que você deve regar utilizando sempre um borrifador quando as plantas forem pequenas, pelo menos, 3 vezes por semana.

O tipo de temperatura de que esta planta fala é de cerca de 23°C e 25°C. Por isso, deve-se ter cuidado ao plantar em épocas como o inverno, quando as temperaturas atingem valores negativos. Temperaturas negativas no inverno são comuns em estados como Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

A planta aceita muito substrato e acaba se desenvolvendo melhor quando recebe resíduos de carvão e húmus da terra e removem os vermes e minhocas. É necessário se certificar de que o solo seja super macio para que as plantas possam crescer com mais facilidade.

Reprodução: Freepik

A passiflora possui em sua composição flavonoides, glicosídeos, alcalóides, cumarinas, antocianinas e aminoácidos, que podem trazer alguns benefícios para a saúde, sendo os principais:

1. Combater a ansiedade e o estresse;
2. Regular o ritmo cardíaco e a pressão arterial;
3. Diminuir os sintomas da menopausa;
4. Auxiliar no tratamento do déficit de atenção e hiperatividade;
5. Atuar como anticonvulsivo;
6. Prevenir o câncer;
7. Aliviar problemas digestivos;
8. Tratar doenças inflamatórias.

A passiflora pode ser consumida de diferentes formas como, por exemplo, de forma fitoterápica, sendo utilizada para a produção de comprimidos e outros medicamentos medicinais feitos a partir da planta.

Ou ainda, na forma de bebidas quentes, como o chá. Para isso, basta fazer a infusão de 2 colheres de sopa em 200 mil de água fervente e deixar por cerca de 10 minutos. Em seguida, é só coar e pronto!

Jornalista desde 2015. Pós graduada em Comunicação e Marketing desde 2020. Contadora de histórias desde sempre.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS