Conecte-se conosco

Agronegócio

Passiflora: conheça os benefícios dessa planta medicinal

Planta medicinal com muitos benefícios para a saúde.

Publicado

em

A passiflora, também conhecida como flor da paixão ou flor do maracujá, é uma planta medicinal utilizada na preparação de chás, tinturas e suplementos fitoterápicos que ajudam a aliviar o estresse, combater a ansiedade e a insônia.

Veja também: Saiba quais são as frutas que podem te ajudar a desinchar

Esta flor se dá melhor em climas úmidos e terras molhadas. É por isso que você deve regar utilizando sempre um borrifador quando as plantas forem pequenas, pelo menos 3 vezes por semana. 

O tipo de temperatura de que esta planta fala é de cerca de 23°C e 25°C. Por isso, deve-se ter cuidado ao plantar em épocas como o inverno, quando as temperaturas atingem valores negativos. Temperaturas negativas no inverno são comuns em estados como Rio Grande do Sul e Santa Catarina. 

A planta aceita muito substrato e acaba se desenvolvendo melhor quando recebe resíduos de carvão e húmus da terra e removem os vermes e minhocas. É necessário se certificar de que o solo seja super macio para que as plantas possam crescer com mais facilidade. 

A passiflora possui em sua composição flavonoides, glicosídeos, alcalóides, cumarinas, antocianinas e aminoácidos, que podem trazer alguns benefícios para a saúde, sendo os principais:

  1. Combater a ansiedade e o estresse;
  2. Regular o ritmo cardíaco e a pressão arterial;
  3. Diminuir os sintomas da menopausa;
  4. Auxiliar no tratamento do déficit de atenção e hiperatividade;
  5. Atuar como anticonvulsivo;
  6. Prevenir o câncer;
  7. Aliviar problemas digestivos;
  8. Tratar doenças inflamatórias.

Publicidade
Comentários

MAIS ACESSADAS