Tecnologia
Aplicativo para quem utiliza o transporte público pode se tornar realidade no Brasil
Projeto de Lei pretende criar um aplicativo para ser usado por usuários do transporte público brasileiro. Entenda mais sobre.
Muitas facilidades podem ser proporcionadas por aplicativos em seu smartphone. O Projeto de Lei nº2.492/22 é uma delas: ele pretende implementar um novo aplicativo para usuários do transporte público, a fim de facilitar o dia a dia dessas pessoas.
Os smartphones são itens quase que indispensável no cotidiano do brasileiro e possuem diversos aplicativos que têm como intenção principal facilitar a vida dos usuários. No entanto, como isso funcionaria num aplicativo dedicado a quem usa o transporte público?
O autor desse PL é o deputado Joceval Rodrigues. Esse aplicativo teria como objetivo disponibilizar diversas informações. como os pontos de embarque, desembarque, tempo de espera e as rotas dos ônibus.
O texto, que está em análise na Câmara dos Deputados, também conta que o aplicativo terá outras informações úteis para quem está usando o transporte público. Caso seja aprovado, dependerá do Poder Executivo disponibilizar essa plataforma de forma gratuita para usuários de todo o Brasil. Além disso, esse processo poderá ser feito pelo Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro).
O debutado afirma que o intuito do aplicativo é que haja maior facilidade no acesso ao serviço público de transporte, fator que poderá auxiliar na melhoria do sistema de transporte e possibilitar que os usuários passem menos tempo nos pontos à espera dos veículos.
Essa ferramenta ajudaria também quem precisa pegar o transporte em pontos menos seguros, principalmente nos primeiros horários da manhã e nos últimos da noite. Sabendo o horário em tempo real que o ônibus irá passar no local, é possível passar menos tempo à espera desse transporte e, consequentemente, correr menos riscos, por exemplo.
Joceval explica: “A implementação da ferramenta poderá ser utilizada ainda pela administração pública, para verificar se as empresas concessionárias estão cumprindo os seus contratos, respeitando as tabelas de horário e os itinerários, melhorando a gestão do serviço e contribuindo para o combate ao desperdício de dinheiro público”.
Esse aplicativo pode ser de muito bom uso para quem precisa utilizar o transporte público de forma diária. Também de ótimo uso para quem precisar usar novas linhas as quais não conhece, facilitando a locomoção pela cidade.

-
Mundo1 dia atrás
Não é Paris nem Nova York: cidade mais linda do mundo fica no Brasil
-
Finanças2 dias atrás
Não fique calado! 5 direitos que todo consumidor deve saber para não ser enganado
-
Bancos1 dia atrás
Dinheiro ‘desaparece’ das Caixinhas e clientes do Nubank exigem solução
-
Investimentos22 horas atrás
Governo aprova mudanças na tributação de investimentos; saiba como ficou
-
Empresas2 dias atrás
ChatGPT revoluciona reuniões empresariais com novas funções
-
Agronegócio1 dia atrás
Abate de vacas e porcas gestantes é PROIBIDO pela Justiça
-
Economia1 dia atrás
Saque FGTS calamidade liberado! Veja quem pode sacar até R$ 6.220 mil
-
Finanças10 horas atrás
Baby boomers enfrentam pesadelo com aposentadoria, mas solução pode ser simples