Conecte-se conosco

Economia

Após divulgação de plano quinquenal, presidente da China destaca riscos crescentes

Reunião de quatro dias sobre metas econômicas e sociais para o próximo quinquênio foi realizada no mês passado.

Publicado

em

O presidente da China, Xi Jinping, afirmou nesta terça-feira que o país enfrenta um aumento de riscos considerável, em referência às recomendações do Partido Comunista para os próximos cinco anos.

Uma reunião de quatro dias sobre metas econômicas e sociais para o próximo quinquênio foi realizada no mês passado entre Xi e o Comitê Central, o maior dos organismos decisórios do partido governista.

Ainda não se sabe sobre quais riscos Xi estava falando, mas a China passa por tensões crescentes com os Estados Unidos em temas como comércio, Hong Kong, Xinjiang e direitos humanos e os choques econômicos casados pela pandemia da Covid-19.

Segundo a agência de notícias estatal Xinhua, XI afirmou que “no presente e durante a próxima fase, a China está sujeita a todos os tipos de contradições e riscos, e os vários fatores de risco, tanto previsíveis quanto imprevisíveis, aumentaram significativamente”.

Xi disse ainda que em vez de definir uma meta numérica para dobrar o Produto Interno Bruto (PIB) ou a renda per capita até 2035, a China dará prioridade à otimização da estrutura econômica e da qualidade do desenvolvimento.

Mas o presidente afirmou que alcançar tais objetivos é “inteiramente possível”, e que país deve atingir a meta de se transformar em uma sociedade moderadamente próspera no primeiro semestre de 2021.

A China está dobrando as apostas no consumo doméstico e na inovação, enquanto foca no desenvolvimento econômico contínuo e saudável, principalmente em uma qualidade maior de crescimento, comunicou o partido na semana passada.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS