Conecte-se conosco

Economia

Após queda da véspera, investidor pode adotar cautela

Ata do Copom afirma que a inflação ao consumidor deve subir no curto prazo, puxada por alimentos e pela normalização dos índices de mobilidade e do nível de atividade.

Publicado

em

Após um início de semana marcado por denúncias contra grandes bancos internacionais e pelo avanço dos casos de Covid-19 no mundo, hoje os investidores estarão atentos a divulgação da ata do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central e ao discurso do presidente do Federal Reserve (Fed, BC dos EUA), Jerome Powell, na Comissão de Serviços Financeiros da Câmara dos Representantes. Após a forte queda da véspera, hoje pode ser mais um dia de cautela. Às 9h05, o Ibovespa futuro sinalizava recuo de 0,21%, aos 96.702 pontos

Há pouco, o BC divulgou a ata e reiterou que a inflação ao consumidor deve subir no curto prazo, puxada pela alta dos alimentos e pela normalização dos índices de mobilidade e do nível de atividade.

Outro evento que estará no radar dos investidores é o discurso do presidente Jair Bolsonaro na 75ª edição da Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU). Além disso, matéria no jornal O Estado de S.Paulo informa que o presidente está sendo aconselhado a rever os custos com servidores ou condicionar o novo programa Renda Brasil à aprovação de novas iniciativas, como a criação de um novo imposto.

Para o Head de renda variável da Messem Investimentos William Teixeira, para manter o programa sem romper o teto fiscal o governo precisa encontrar de onde virão os recursos. “Tem que sair de algum lugar, não dá para imprimir dinheiro, até porque não resolveria o problema. Não acredito em risco de romper o teto”, pondera.

No exterior, a Organização Mundial da Saúde (OMS) informou que foram registrados dois milhões de casos de covid-19 no mundo na semana passada, um aumento de 6% na comparação com a semana anterior. Segundo a OMS, esse é o maior número de casos desde o início da pandemia. No período, o número de mortes diminuiu 10%. Com exceção da África, todas as regiões do mundo registraram aumento de contágios nesse período – 14 a 20 de setembro.

Em relatório, os analistas da Guide Investimentos ressaltam que a queda da véspera reflete o temor com o ritmo de recuperação da economia global. “O agravamento do quadro sanitário europeu ressuscitou os anseios com relação a uma nova rodada de lockdowns focalizados, possivelmente colocando em xeque o processo de recuperação econômica do bloco. Somou-se a isto as incertezas relacionadas à desaceleração no ritmo de recuperação que, mundo afora, já dá constantes sinais de materialização”, diz o documento.

Nos EUA, a expectativa é de que Powell reforce a estratégia do Fed de continuar usando todos os instrumentos da autarquia para ajudar a economia do país a se recuperar da crise do coronavírus.

Em Nova York, o índice futuro do Dow Jones registra queda de 0,24%, aos 26.990 pontos.

 

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS