Economia
Aposentadoria por idade: o que é, quem tem direito e como solicitar?
A aposentadoria por idade é um benefício crucial para garantir uma renda na velhice e manter um estilo de vida digno. Mas você sabe exatamente como ela funciona?
Chegar à terceira idade traz várias mudanças, incluindo a redução da capacidade de trabalho. É aí que entra a aposentadoria por idade, um benefício crucial para garantir uma renda na velhice e manter um estilo de vida digno. Mas você sabe exatamente como ela funciona e quem tem direito?
Aposentadoria por idade: quais são as regras?
Desde a reforma da previdência em 2019, as regras para se aposentar mudaram um pouco. Agora, para se aposentar por idade, tanto os homens quanto as mulheres precisam atender a requisitos específicos de idade e tempo de contribuição.
Basicamente, os homens precisam ter 65 anos e as mulheres, 62 anos, com um mínimo de 15 ou 20 anos de contribuição ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), dependendo de quando começaram a contribuir.
Já para os trabalhadores rurais, as regras são um pouco diferentes, levando em conta as particularidades do trabalho no campo. Homens rurais podem se aposentar aos 60 anos e mulheres aos 55, desde que tenham contribuído por pelo menos 15 anos.
Já aqueles que nunca contribuíram para o INSS não podem se aposentar por idade, mas podem ser elegíveis para o Benefício de Prestação Continuada (BPC), um auxílio para idosos acima de 65 anos ou pessoas com deficiência.
A história da aposentadoria por idade no Brasil
Você sabia que a primeira lei sobre aposentadoria por idade no Brasil data de 1923? Ela foi criada para os ferroviários e exigia que eles tivessem ao menos 50 anos de idade e 30 anos de trabalho no setor.
Com o passar dos anos, outros setores como portos e bancos também começaram a oferecer aposentadorias. Em 1966, todos esses benefícios foram unificados sob o INPS, que mais tarde se tornou o INSS que conhecemos hoje.
Como solicitar a aposentadoria por idade
O processo para solicitar a aposentadoria por idade é simples e pode ser feito on-line através do site Meu INSS. Basta ter em mãos os documentos necessários, como identidade, CPF, carteira de trabalho e comprovantes de contribuição.
E lembre-se, o INSS não cobra para fazer a solicitação de aposentadoria. Se alguém entrar em contato pedindo dinheiro para ajudar no processo, fique atento, pois pode ser um golpe.

-
Mercado de Trabalho1 dia atrás
Quando um trabalhador tem direito ao adicional por insalubridade?
-
Agronegócio1 dia atrás
Cróton: conheça a rotina de cultivo ideal para essa planta
-
Curiosidades2 dias atrás
Buffett promete doar 99% de sua fortuna — veja quem será beneficiado
-
Tecnologia1 dia atrás
O melhor widget do Android é gratuito, nativo e quase ninguém aproveita
-
Tecnologia1 dia atrás
Já sabe como usar? WhatsApp agora pode digitalizar documentos
-
Carreira13 horas atrás
Aprenda a baixar e proteger seus dados armazenados no LinkedIn
-
Investimentos1 dia atrás
O que o Fundo Garantidor de Crédito não cobre: veja os investimentos fora da proteção
-
Tecnologia8 horas atrás
Criança gasta mais de R$ 7.500 em jogos online e mãe faz alerta