Conecte-se conosco

Economia

Dúvidas sobre aposentadoria: É possível se aposentar com 50 anos de idade e 30 anos de contribuição?

Mudanças nas regras impostas pela reforma da Previdência ainda causam dúvidas em quem deseja se aposentar.

Publicado

em

A aposentadoria por tempo de contribuição é uma das grandes fontes de dúvidas dos trabalhadores após a reforma da Previdência, em vigor desde 2019. Até então, não era necessário ter uma idade mínima para se aposentar, apenas acumular contribuições por 30 anos para mulheres e 35 anos para homens.

Leia mais: Guedes pede demissão, mas Bolsonaro recusa, diz jornalista

Como isso, surge a dúvida: ainda é possível aposentar com 50 anos de idade e 30 anos de contribuição com a Previdência Social?

De forma geral, as novas regras determinam que o homem precisa ter no mínimo 65 anos para se aposentar, enquanto a mulher deve ter pelo menos 62 anos. Contudo, existem algumas excessões.

Se o contribuinte cumpriu a carência contributiva de 15 anos até 12 de novembro de 2019, ainda é possível solicitar a aposentadoria sem cumprir o requisito de idade. No caso dos homens, é necessário ter completado 35 anos de contribuição. Para as mulheres, são exigidos 30 anos.

Regras de transição: pedágio

As chamadas regras de transição foram criadas para atender trabalhadores que estavam perto de se aposentar na data em que a nova lei entrou em vigor. Uma delas prevê o pedágio de seis meses por ano, até que o cidadão atinja a idade mínima exigida para se aposentar. Veja como funciona:

  • Homens com 33 anos ou mais de contribuição até a reforma da Previdência;
    pedágio de 50% do tempo que faltava para atingir 35 anos de contribuição em 12/11/2019.
  • Mulheres com 28 anos ou mais de contribuição até a reforma da Previdência: pedágio de 50% do tempo que faltava para atingir 30 anos de contribuição em 12/11/2019.

Também existe o pedágio de 100%, que funciona nos mesmos moldes, e é voltado a aqueles que estavam a 3 anos de se aposentar na data de início da reforma. Para quem está fora dessas excessões, não existe mais aposentadoria sem idade mínima.

Jornalista graduada pela Universidade Federal de Goiás (UFG), integra o time VS3 Digital desde 2016. Apaixonada por redação jornalística, também atuou em projetos audiovisuais durante seu intercâmbio no Instituto Politécnico do Porto (IPP).

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS