Conecte-se conosco

Agronegócio

Aprenda 4 passos para cultivar algodão em vasos

O item é indispensável no dia a dia e pode ser cultivado em um cantinho qualquer da casa e de forma bem simples. Veja!

Publicado

em

Se você é do tipo de pessoa que gosta de ter um pouquinho de tudo em casa – orgânico, fresquinho e sempre à disposição – nós preparamos para você algumas dicas para cultivar algodão em casa. Isso mesmo! Mesmo que você seja um amante de plantinhas, aposto que algodão você ainda não tem nos seus vasinhos, não é mesmo? 

Muito utilizado no dia a dia, o algodão é um item indispensável e, acredite, você pode ter um pezinho em um cantinho qualquer da sua casa, bastando, para isso, empregar, simplesmente, condições básicas de cultivo. Nós separamos algumas dicas preciosas. Vamos começar?!

Passo 1

O plantio do algodão se dá por meio de sementes. Sendo assim, recolha algumas de uma planta adulta ou compre-as em lojas de produtos especializados. Escolha um vaso de bom tamanho para realizar o plantio e certifique-se que o recipiente apresenta orifícios de drenagem. Coloque uma camada de pedriscos no fundo e depois preencha o vaso com terra bem adubada até a borda.

Passo 2

Assim que o vaso estiver cheio de terra, cave pequenas covas de forma espeçada e deposite as sementes de algodão. Cubra com uma fina camada de substrato e regue com o auxílio de um borrifador. 

Passo 3

Deixe o vaso em local com boas condições de luminosidade, de modo que haja incidência de sol direto sob as mudas. A temperatura ideal para o plantio deve ser entre 15º e 20º C. Diariamente, faça a rega, mantendo o solo úmido, nunca encharcado demais. Depois que as sementes germinarem, diminua as regas gradativamente e passe a molhar menos vezes durante a semana. Água em excesso pode apodrecer as raízes, além de favorecer a proliferação de fungos e bactérias.

Passo 4

As mudinhas mais fracas e feias devem ser removidas do vaso para que a mais forte possa crescer mais rapidamente. Periodicamente, faça a adubação do solo para que sua planta cresça forte e bem nutrida. Entre 130 a 220 dias, a depender das condições de cultivo, já é possível colher o algodão.

Jornalista desde 2015. Pós graduada em Comunicação e Marketing desde 2020. Contadora de histórias desde sempre.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS