Conecte-se conosco

Política

Aprovado novo auxílio de meio salário para jovens órfãos na pandemia

Mais um auxílio para jovens no valor de meio salário foi aprovado. A decisão vai beneficiar crianças e adolescentes vítimas da pandemia.

Publicado

em

Mais um auxílio para jovens foi aprovado nesta semana. A Assembleia Legislativa do Pernambuco (Alepe) aprovou nesta quinta-feira, durante sessão plenária, uma espécie de pensão para jovens que perderam os pais na pandemia.

Veja também: De olho na bomba: Aplicativos ajudam a economizar com combustíveis

O Projeto de Lei 2591/2021 propõe que crianças e adolescentes órfãos em decorrência da pandemia de Covid-19 recebam um auxílio do governo de meio salário mínimo até os 18 anos. O auxílio será chamado de Benefício Continuado Pernambuco Protege.

De acordo com o texto do projeto de lei, os jovens órfãos terão direito ao benefício mesmo que apenas um dos pais tenha falecido. Todos os menores de 18 anos que moram em Pernambuco há pelo menos um ano. Além disso, os jovens não podem estar recebendo pensão por morte do INSS no momento da solicitação.

“A mortalidade de pais e mães por Covid-19 resultou em desamparo afetivo, econômico e social para muitas crianças e jovens. Com esse projeto, tenta-se diminuir os efeitos disso”, explicou a deputada Jô Cavalcanti (PSOL).

Auxílio emergencial prorrogado

O auxílio emergencial do Governo Federal vai ser pago até novembro. O presidente da República, Jair Bolsonaro já destacou que após o término, haverá a criação de um novo auxílio.

“Logo depois do pagamento da quinta, da sexta e da sétima parcelas, nós teremos então o novo programa social, o Auxílio Brasil, que terá reajuste de no mínimo 50% do valor médio que se paga atualvemente no Bolsa Família”, destacou.

O ministro da cidadania, João Roma, também falou da importância de ajudar os brasileiros neste momento de dificuldade. “Acima de tudo, foi um grande empenho de todos para fazer a execução do benefício, com a aprovação da PEC Emergencial pelo Congresso Nacional”, explicou.

Confira o calendário da extensão das parcelas do auxílio:

  • Quinta parcela – Pagamento a partir de 20 de agosto. Saques até 20 de setembro.
  • Sexta parcela – Pagamento a partir de 21 de setembro. Saques até 19 de outubro.
  • Sétima parcela – Pagamento a partir de 20 de outubro. Saques até 19 de novembro.
Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS