Conecte-se conosco

Agronegócio

Aproveite tudo: dicas para usar cascas de frutas e evitar desperdícios

Aprenda dicas e truques para reduzir o desperdício de alimentos com cascas de frutas que iriam para o lixo.

Publicado

em

Cerca de um terço de toda a comida do mundo acaba sendo desperdiçada de alguma forma, seja na produção ou durante o transporte. No Brasil, grande parte dos alimentos estraga antes mesmo de sair das prateleiras, enquanto outros se perdem em casa, durante seu preparo.

As cascas das frutas que consumimos são um ótimo exemplo disso. Algumas frutas são consumidas totalmente, já outras são descascadas e apenas sua polpa é ingerida, o que faz com que boa parte dos nutrientes que poderiam ser aproveitados sejam descartados.

Esse é um hábito pode e deve ser mudado, uma vez que as cascas das frutas possuem altas concentrações de vitaminas e fibras, além de compostos antioxidantes. Dessa forma, estamos descartando alimentos que poderiam estar auxiliando na redução de riscos de diversas doenças e promovendo mais saúde.

Dicas de aproveitamento

Cascas de diversas frutas podem ser utilizadas no preparo de pratos comuns, mas deliciosos, como doces e sobremesas, além de sucos e sorvetes. Alimentos como laranjas, maçãs, kiwis, limões e tantos outros são preciosos em receitas de doces e bebidas fáceis de serem encontradas na internet.

Já a banana possui uma casca com propriedades muito utilizadas em chás, doces, bolos e tortas.

No entanto, não se deve esquecer de que antes de serem utilizadas, as cascas precisam ser muito bem lavadas para retirar as sujeiras e remover possíveis resíduos de agrotóxicos. Por isso é interessante dar preferência às frutas produzidas de maneira orgânica, reduzindo o risco de ingestão de pesticidas.

Outra forma de utilizar as cascas, caso não sejam consumidas na alimentação, é realizar a compostagem. Esse processo usa a matéria orgânica para deixar o solo de jardins e vasos mais rico em nutrientes.

Todas essas ideias são opções sustentáveis para utilizar as cascas e evitar o desperdício de alimentos.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS