Conecte-se conosco

Agronegócio

Área tratada com defensivo agrícola sobe 9,4% no Brasil

Faturamento e valor de mercado dos produtos também registraram altas

Publicado

em

Os agricultores do país trataram 748,6 milhões de hectares com defensivos químicos no primeiro semestre, segundo informou o Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Defesa Vegetal (Sindiveg). O índice é 9,4% maior se comparado ao mesmo período do ano passado.

Em volume, também houve elevação no total de produtos utilizados no período que se estende de janeiro a junho. Ao todo, foram 472.436 toneladas, o que corresponde a aumento dede 7,6%.

De acordo com o Sindicato, o aumento no uso de defensivos foi influenciado pelas alterações climáticas registradas durante o plantio. Os insetos e as plantas daninhas, geraram, a partir daí, uma competição por nutrientes e água, que são mais escassos nesse trimestre.

PRÓXIMAS SAFRAS

Para a safra 2021/22, que será iniciada a partir de setembro, o presidente do Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Defesa Vegetal (Sindiveg), Júlio Borges Garcia, estima que 95% dos produtos já estejam com seus contratos fechados. Ele alerta: “Já é possível adiantar que a principal preocupação para o período será a possibilidade de falta de insumos, tendo em vista a imprevisibilidade do cenário da China”.

O faturamento com os defensivos deve começar neste mês, quando se inicia a entrega dos insumos aos distribuidores. O valor do mercado dos produtos subiu de R$6,432 bilhões para R$7,309 bilhões na comparação com abril a junho de 2020.

Ainda não há como estimar a safra de 2022/23. Mas há temores relacionados à oferta.

Jornalista desde 2015. Pós graduada em Comunicação e Marketing desde 2020. Contadora de histórias desde sempre.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS