Conecte-se conosco

Finanças

Argentina utilizará inteligência artificial para conter a inflação

Governo da Argentina anunciou que irá utilizar inteligência artificial para tentar diminuir os impactos da inflação no país. Saiba mais.

Publicado

em

Conforme a inteligência artificial (IA) é estudada e aprofundada, seus usos são expandidos para diversos setores. O que antes era muito pouco acessível ao público geral, agora pode ser utilizado por todos através de ferramentas como o ChatGPT, que virou uma febre ultimamente.

Seguindo a tendência, o governo da Argentina anunciou que irá utilizar a inteligência artificial para tentar diminuir a inflação no país, que pode chegar a 100% ao ano, uma das maiores de todo o mundo.

Dessa maneira, na última sexta-feira, 3, foi divulgado pelo governo argentino que serão implementadas ferramentas de IA para tentar frear os galopantes índices inflacionários do país.

Trata-se de um programa que utiliza machine learning – aprendizado ou aprendizagem de máquina – e IA elaborada pela Arsat, uma agência estatal de softwares e satélites dessa tecnologia. O programa irá acompanhar o aumento dos preços em tempo real.

A medida será implementada bem em breve, sendo que frutas e legumes nos mercados já estão sendo acompanhados pelo software desde o dia 6 de fevereiro. Nos demais tipos de produtos, ela deverá ser implementada de maneira gradual.

“Nós esperamos que empresas, trabalhadores, supermercados e produtores também cumpram, porque é para o bem de todos os argentinos”, disse o ministro da economia da Argentina, Sergio Massa, durante divulgação da nova ferramenta tecnológica.

A novidade demonstra que o país pode ter aprendido com os erros cometidos no ano passado com as medidas mais tradicionais, como o congelamento de preços para alguns produtos e negociações com empresas para manter os preços estáveis, além de outras tentativas frustradas de diminuir a escalada da inflação e a consequente catástrofe econômica.

Agora, resta acompanhar como será feita a implementação dessa tecnologia, bem como se ela surtirá algum efeito no país vizinho. Caso se demonstre positiva, a tecnologia pode servir como exemplo para outras nações, que podem também apostar em maiores investimentos no setor de desenvolvimento de inteligências artificiais.

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS