Conecte-se conosco

Agronegócio

Árvore do amor: conheça a encantadora árvore Olaia e como cultivá-la

Veja algumas características dessa árvore encantadora e como realizar o seu plantio.

Publicado

em

Originária da região mediterrânea, a Olaia (Cercis siliquastrum) é encontrada principalmente na Grécia, em Portugal, no sul de França, na Itália, na Turquia, em Israel e no Egito. Repleta de beleza e curiosidades, a árvore Olaia fica totalmente despida de folhagens e flores em um período de dormência. Em seguida, ela resplandece de cor e vida, anunciando a chega da primavera com seus cachos de flores extremamente coloridos.

Durante esse período de dormência, a árvore parece estar morta, com galhos secos e triste. Após o florescimento, suas folhas voltam verdes e abundantes.

Além disso, a Olaia é conhecida também por árvore do amor, por possuir folhas em formato de coração e flores em cachos de cor rosa intenso. A beleza dessa árvore a torna ornamental, sendo muito utilizada na decoração de jardins, cerca-vida e paisagismo.

Veja agora, algumas características dessa árvore encantadora e saiba como realizar o seu plantio.

Características

A Olaia cresce em variados tipos de solo, desde os argilosos até os calcários. Além disso, para que ela tenha um bom desenvolvimento, é necessário que o clima seja quente moderado.

A árvore atinge em média 8 m de altura, mas pode chegar a medir até 15 metros. Quando jovem, seu tronco possui textura lisa, mas com o passar do tempo fica rugoso.

Já seus frutos, possuem formato de vagens achatadas com aproximadamente 10 cm de comprimento. No início eles possuem coloração esverdeada, mudando para púrpura e por fim, ficam de cor castanha.

Plantio

Primeiro, a Olaia se multiplica por sementes, estacas ou brotamento. Essa árvore aprecia clima subtropical e temperado. Por isso, não tolera geada muito prolongada, mas resiste bem à temperatura de -10ºC.

Além disso, é recomendável cultivar o Olaia em pleno sol ou meia sombra, em solos moderadamente férteis, profundos e bem drenados.

Essa árvore não suporta bem o transplante, então quando for plantar essa árvore, escolha um lugar definitivo.

Para que a Olaia se desenvolva bem, é recomendável fazer podas cortando ramos secos ou mal formados. Mas lembre-se de não realizar podas durante a época de floração.

Além disso, a Olaia possui propriedades medicinais e culinárias. Suas flores são comestíveis e têm um sabor acidulado e podem ser comidas em saladas ou na decoração de pratos. Já os botões são usados como anticoagulante, antidiabético, antimalárico, anti-inflamatório e para doenças da pele.

Jornalista desde 2015. Pós graduada em Comunicação e Marketing desde 2020. Contadora de histórias desde sempre.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS