Conecte-se conosco

Curiosidades

As orcas são chamadas de “baleias-assassinas” de forma equivocada; entenda

Entenda porque elas são chamadas assim e veja algumas de suas curiosidades.

Publicado

em

As orcas são chamadas de “baleias-assassinas”

Estamos acostumados a ver em muitos filmes as orcas sendo chamadas de “baleias-assassinas”. Contudo, esse mamífero não tem o instinto voltado para atacar os humanos, como muitos pensam. Nunca sequer foi registrado algum tipo de ataque aos humanos no seu habitat natural em meio ao mar aberto. Quer entender um pouco mais sobre esse animal e suas curiosidades? Então, continue a leitura!

Leia mais: Petrobras contrata afretamento de plataformas flutuantes para o Parque das Baleias

Conhecidas por serem grandes caçadoras

É muito engraçado, mas na verdade, esse animal costuma ter uma relação amigável com os seres humanos. Muitos acreditam que isso se dá pelo fato de nós não termos nenhuma característica visual ou olfativa para as orcas, que seja comum às suas presas.

Além disso, elas são muito sociáveis e inteligentes, o que também pode explicar porque não somos confundidos com seus verdadeiros alimentos. E para isso existe uma explicação: as orcas têm um sistema bem complexo de som para se comunicar, assim como os golfinhos, e isso serve para localizar (ecolocalização) e caçar suas presas.

Por que chamam as orcas de baleias-assassinas?

Por contarem com a característica aguçada de serem boas caçadoras, antigamente, as pessoas que caçavam baleias as viam capturando mamíferos marinhos todos os dias e relacionavam isso com agressividade, mas não é bem assim. As orcas precisam atacar suas presas para se alimentarem, pois faz parte da cadeia alimentar delas, é natural.

No entanto, elas não possuem comportamentos agressivos, que então validariam o nome de “baleias-assassinas”. Na verdade, o uso desse nome passou a ser feito por conta da sua característica de caça, como já foi dito acima, de forma equivocada.

Curiosidades

  • As cores ajudam na camuflagem

A orca é composta pelas cores preto e branco. Porém, a parte superior, de cor preta, é para confundir as pessoas que observam por cima da água do mar, vendo-a do alto. Já a cor branca, da parte inferior, é para ajudar a passarem despercebidas pelas presas que estão debaixo dela.

  • Elas entram na menopausa

Outro aspecto bem curioso é que as orcas são uma das cinco espécies de mamíferos em que as fêmeas entram em um período de menopausa. Assim, dessas espécies, quatro pertencem à família dos delfinídeos, que são as orcas, as belugas, baleias-piloto-de-aleta-curta e narvais, enquanto a outra é o próprio ser humano.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS