Conecte-se conosco

Ações, Units e ETF's

Assaí (ASAI3) cogita corte de investimentos e venda de ativos

Rede de Atacarejo.

Publicado

em

A rede Assaí (ASAI3) cogita corte de investimentos e venda de ativos diante de juros altos praticados pelo Banco Central do Brasil (BC).

A Selic, que é a taxa básica de juros, está, atualmente, em 13,75% ao ano e não há sinais de que a autoridade monetária irá arrefecer o movimento de elevação.

Já o Assaí pretende consensar com sua administração e acionistas acerca do assunto, conforme proposta levada à diretoria, onde consta que está revisando investimentos e pode reduzir montante ou vender ativos, como lojas próprias, por conta do aumento do custo do capital com a escalada dos juros básicos (Selic).

Levantamento do Valor Econômico informa que a companhia vem buscando reduzir níveis de endividamento, e dentro desse contexto — e também pelas maiores pressões com a taxa Selic — entende que o caminho de venda de ativos ou revisão de investimentos faz mais sentido no curto prazo. Mas a direção destaca que a questão ainda está em avaliação no grupo.

Assaí (ASAI3): cortes e vendas

Ainda de acordo com o jornalão, porém, a previsão deste ano do Assaí, a princípio, continua sendo 19 conversões de Extra em Assaí e cerca de 20 inaugurações de lojas novas.

A companhia encerrou o quarto trimestre com uma relação dívida líquida e lucro antes de juros, impostos, amortização e depreciação (Ebitda, da sigla em inglês) ajustado de 2,19 vezes, versus 1,91 vezes um ano antes.

O resultado financeiro líquido negativo (despesa maior que receita), que afeta diretamente a última linha do balanço, teve um aumento de 30% no quarto trimestre, reflexo da alta na Selic.

O comando do Assaí ainda disse hoje que teve crescimento no primeiro trimestre de 2023 acima do ritmo de expansão de 2022 — quando a rede cresceu em vendas 21%.

O periódico elenca, ainda, que o volume de vendas de lojas convertidas de Extra em Assaí está 2,2 vezes maior após a mudança — em alimentar está 3,5 vezes superior. “Houve recorde de tráfego de clientes em ‘mesmas lojas’ [mais de 12 meses] e aumento de ‘share’”, disse.

Redatora. Formada em Técnico Contábil e Graduada em Gestão Financeira. Contato: simonillalves@gmail.com.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS