Bancos
Atenção, clientes do Nubank: novo golpe está assustando os usuários do banco digital
Novo golpe financeiro está assustando os clientes do banco digital preferido entre os brasileiros: o Nubank. Confira os detalhes!
Está circulando nas redes sociais relatos de clientes do Nubank — banco digital brasileiro considerado um dos maiores no país atualmente — que sofreram um novo tipo de golpe financeiro e estão assustadíssimos.
Novo golpe financeiro preocupa usuários do Nubank
Trata-se do chamado golpe do “Acesso Remoto”. Nele, as vítimas são convencidas pelos criminosos a baixarem aplicativos que não são confiáveis, como se fossem oficiais.
Depois, com a ajuda dos apps suspeitos, os fraudadores conseguem acessar mais facilmente o aplicativo do Nubank e, invadindo as contas das vítimas, cometem os crimes financeiros.
Como é aplicado o golpe?
O contato dos criminosos com as vítimas se dá, geralmente, pelos meios mais convencionais, como mensagens por WhatsApp ou SMS e ligação telefônica.
Se passando por um atendente confiável, o golpista orienta os clientes do banco digital a baixarem, por meio da loja de apps ou por link enviado, os aplicativos que o ajudarão a hackear a conta bancária.
Depois, o criminoso entra na conta digital da vítima, provocando prejuízos financeiros por meio de empréstimos, transferências e outros tipos de serviços oferecidos pelo banco.
A questão, no entanto, é que o Nubank libera essas transações de maneira facilitada, sem nem sequer tentar bloquear e impedir o golpe, o que tem deixado seus clientes assustados e insatisfeitos com a empresa.
Posicionamento do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor
Com o crescente número de relatos sobre o novo golpe, registrados em diversos sites de reclamações, redes sociais e no site do Consumidor, oficial do governo, o Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor) decidiu notificar o Nubank, a fim de questionar sobre a segurança do app bancário.
Isso porque uma das principais reclamações dos próprios clientes do banco digital é sobre o nível de segurança oferecido pela empresa, que, segundo eles, é considerada fraca no aplicativo do banco.
Em suma, o principal problema apontado pelos usuários do app Nubank é a falta de eficácia na hora de bloquear transações suspeitas. Com isso, o prejuízo sofrido pelos clientes torna-se crescente.
Sobre a lei
Mas o que diz a lei sobre os casos de golpes financeiros aplicados em contas bancárias? Conforme o Código de Defesa do Consumidor, todos os bancos devem priorizar a proteção da conta de seus clientes. Em casos de golpes em que houve quantias roubadas, o banco deve devolver o dinheiro às vítimas.
“As instituições financeiras respondem objetivamente pelos danos gerados por fortuito interno relativo a fraudes e delitos praticados por terceiros no âmbito de operações bancárias”, afirma a Súmula 479 do Superior Tribunal de Justiça.

-
Mundo6 horas atrás
Homem faz descoberta inesperada em estacionamento; veja o que era
-
Economia2 dias atrás
Governo altera Bolsa Família e intensifica controle familiar
-
Agronegócio1 dia atrás
Descubra o segredo para fazer e replantar mudas de zamioculca do jeito certo
-
Carreira2 dias atrás
Sem dívidas nem chefe: o que estudar agora para ter independência financeira até 2030?
-
Economia1 dia atrás
Quais benefícios do INSS podem ser acumulados? Veja a lista
-
Mercado de Trabalho8 horas atrás
Vale-alimentação: trabalhador tem direito ao benefício nas férias?
-
Agronegócio1 dia atrás
Entenda o que é a geada negra e seus impactos na agricultura
-
Empresas20 horas atrás
Após Nestlé adquirir Kopenhagen, quanto custa uma franquia da marca?