Conecte-se conosco

Agronegócio

Atenção, fãs de 'The Last of Us': cientistas descobrem que os cogumelos são capazes de suar

Publicado

em

Os fungos são uma das formas de vida mais curiosas do nosso planeta, e os representantes mais conhecidos do gênero são os cogumelos e as trufas (favor não confundir com o delicioso chocolate).

Mas você sabia que cientistas descobriram que eles também podem suar? É isso mesmo, um estudo realizado pelo periódico científico  PNAS, publicado oficialmente pela Academia Nacional de Ciências dos Estados Unidos, revelou esse detalhe incrível sobre os métodos utilizados por esses seres para se refrescarem.

Porém, os estudiosos ainda não sabem os reais motivos pelos quais esses organismos precisam manter a sua temperatura mais amena, embora a descoberta tenha revelado muito sobre sua biologia misteriosa.

Mas, será que isso pode ter alguma consequência para a saúde humana? Existe a possibilidade dos fundos evoluírem até a criatura mostrada na série “The Last of Us”? Em um futuro próximo, os cogumelos poderão dominar o mundo?

Como ocorreu a descoberta?

Tudo começou quando o especialista em micróbios da Universidade Johns Hopkins e principal responsável pela pesquisa, Radamés Cordero, fotografou alguns cogumelos em uma floresta próxima utilizando uma câmera com sensor infravermelho.

Graças ao aparelho, ele pode analisar a temperatura dos fungos por meio das imagens captadas. Dessa forma, o acadêmico percebeu que o ambiente ao redor dessas formas de vida estava bastante fresco.

Apesar de anteriormente os estudiosos já terem notado que havia uma diferença entre a temperatura dos cogumelos e a do ambiente em que eles vivem, jamais havia sido cogitada a tese de que eles poderiam suar.

Após um estudo mais detalhado das fotografias, outro microbiologista e colega de Radamés, Arturo Casadevall, resolveu investigar o caso mais de perto para descobrir se os efeitos do suor eram os mesmos que ocorriam em seres humanos.

Dessa maneira, além de apenas fotografarem fungos selvagens, eles passaram a cultivá-los em laboratório e puderam constatar que o mesmo efeito observado nas variantes selvagens acabou, enfim, se repetindo.

Exatamente todos os cogumelos da plantação estavam mais frescos do que o ambiente que os cercava, até mesmo uma espécie nativa da Antártida, chamada de Cryomyces antarcticus, também apresentou o mesmo fenômeno.

De acordo com os pesquisadores, essas formas de vida podem suar por meio de algo chamado evapotranspiração da água em suas superfícies. Falando de maneira mais simples, seria algo como sair do banho e ter aquela sensação de frio antes de se secar.

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade

MAIS ACESSADAS