Economia
Atenção! Golpe via SMS usa CPF real
Bandidos estão usando uma nova tática para lesar clientes bancários e roubar os seus dados. Portanto, todo cuidado é pouco.
Infelizmente, golpes utilizando ligações e mensagens via celular estão cada vez mais frequentes, devido à facilidade que esses meios proporcionam. Porém, segundo informações do poder público, criminosos estão começando a se valer de uma nova estratégia para cometer ilegalidades. Portanto, é preciso permanecer atento!
Agora, os meliantes conseguem subtrair dados, roubar contas bancárias e números de cartão de crédito através do número do CPF das vítimas. Dessa forma, eles acabam dando mais “credibilidade” aos golpes, e isso faz com que as instituições financeiras não desconfiem de início.
De acordo com o revelado, os golpistas obtêm essa informação por meio de dados vazados. Assim, utilizam tal informação em mensagens de SMS que se passam por itens enviados pelas tradicionais centrais de 0800, um número bastante usado por bancos oficiais.
Esse tipo de esquema não é novo na praça, mas é a primeira vez que as autoridades dizem ter visto esse tipo de fraude acontecer por meio dessa opção. Geralmente, os bandidos preferem se valer de ligações, visando, especialmente, a pessoas idosas e já aposentadas.
Como se prevenir do golpe
Como já foi dito antes, tudo começa com uma mensagem aparentemente inocente de SMS, enviada por um número curto, conhecido como short-codes. O conteúdo das mensagens pode variar bastante, como histórias de supostas penhoras ou algum informe de transações não autorizadas sendo feitas no nome da pessoa.
No geral, o número do CPF do indivíduo aparece em forma destacada e então é pedido que a pessoa entre em contato com um número 0800. Então, a ligação é utilizada para fazer a confirmação da conta e da agência da vítima, possibilitando que ela seja roubada.
O marginal então informa que irá cancelar os cartões da referida conta e pede o número do cartão de crédito para fazer a confirmação. Além disso, geralmente o golpista ainda questiona se o dono da conta possui algum procedimento de segurança extra. Se a resposta for afirmativa, ele induz a pessoa a informar os códigos de acesso necessários.
Portanto, caso um dia você se veja em uma situação semelhante, há algumas formas de evitar dores de cabeça e nós iremos te passar algumas dicas exclusivas sobre como proceder. Priorize sempre a sua segurança e a dos seus bens.
Em primeiro lugar, jamais faça o que os bandidos estão pedindo, como ligar para o número fornecido por eles.
Segundo, caso haja alguma desconfiança quanto a confiabilidade da ligação, sempre confirme antes. Entre em contato com os canais de comunicação oficial do seu banco e pergunte sobre a procedência do referido contato.
Por último, lembre-se de jamais passar dados importantes por meio de mensagens de WhatsApp, SMS ou meios similares.
Lembrando que instituições financeiras sérias jamais pedem qualquer tipo de informação sobre conta por meio de mensagens, afinal, esse não é um canal seguro. Quando é necessário, essas empresas contatam o cliente e geralmente pedem para que ele compareça presencialmente a uma agência.
-
Cotidiano2 dias atrás
Nem pense em batizar seu filho assim: 100 nomes que são proibidos no Brasil
-
Tecnologia1 dia atrás
Já conhece o cavalo robô lançado por Elon Musk?
-
Criptomoedas1 dia atrás
24 anos de prisão: homem cai em armadilha do WhatsApp e mesmo assim é preso
-
Tecnologia1 dia atrás
Proibidos! 5 aparelhos que nunca devem ser ligados na extensão elétrica
-
Mundo1 dia atrás
Partiu? 5 países com o melhor equilíbrio entre vida pessoal e trabalho
-
Tecnologia1 dia atrás
Alerta de segurança: golpe de taxa de entrega faz novas vítimas no WhatsApp
-
Finanças2 dias atrás
Dá para ganhar dinheiro com a nova IA do WhatsApp? Veja do que ela é capaz
-
Tecnologia2 dias atrás
Não deixe rastros! Aprenda a excluir conversas com a Meta AI do WhatsApp