Conecte-se conosco

Automobilística

Atenção motoristas! O uso errado do insulfilm pode gerar multas; saiba mais

Aos motoristas que utilizam veículos com Insulfilm nos vidros, um aviso: o uso errado desse material pode gerar multas, então se atente.

Publicado

em

Aos motoristas que utilizam veículos com insulfilm nos vidros, um aviso: o uso errado desse material pode gerar multas, então se atente às regras para não correr esse risco.

Aqueles motoristas que conduzirem carros com insulfilm com bolhas serão penalizados. Isso porque a situação é considerada uma infração grave, o que resulta em cinco pontos na carteira e uma multa no valor de 195,23 reais.

Essa penalidade é aplicada porque o insulfilm com bolhas pode atrapalhar a visão do motorista e causar graves acidentes. Logo, é importante ter a película bem colocada sobre os vidros do carro.

Essa nova resolução do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN), de número 960/2022, foi publicada em 17 de julho no Diário Oficial da União e já está em vigor desde essa data.

O que é o insulfilm?

O insulfilm nada mais é do que uma película de poliéster que possui uma camada fina de metal. Essa película é utilizada para cobrir os vidros do veículo, a fim de diminuir o calor e a luz solar dentro do automóvel. No entanto, o problema acontece quando uma aplicação mal feita da película deixa bolhas de ar.

Isso é um grande perigo quando se está no trânsito, visto que essas bolhas podem vir a atrapalhar a visão do motorista e causar acidentes.

Dessa maneira, a nova resolução prevê que veículos que circularem com o insulfilm em situação irregular devem receber uma infração grave, com penalidade de multa e perda de pontos na carteira.

A pontuação na CNH para infrações graves é de cinco pontos, e o valor da multa, por sua vez, é de 195,23 reais. Além dessas penalidades, o condutor será obrigado a retirar a película no mesmo momento.

Já as normas para o uso de insulfilm, no que diz respeito à transparência, continuam as mesmas. Vidros para-brisas e laterais dianteiros precisam ter pelo menos 70% de transparência. Já os laterais traseiros e o vidro de trás devem ter pelo menos 28% de transparência.

Quando for colocar o insulfilm em seu carro, é importante procurar um profissional para que o serviço feito tenha uma garantia.

Em caso de bolhas, dependendo da situação, o mais indicado é realmente retirar a película e aplicar novamente com um bom profissional.

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS