Saúde
Atenção, mulheres! Empresa lança teste de gravidez que descobre resultado pela saliva
Um teste de gravidez diferente foi lançado no Reino Unido e na Irlanda. Desenvolvido pela empresa israelense Salignostics, o teste se diferencia porque utiliza a saliva da mulher, em vez de outros fluídos corporais, para descobrir o resultado.
A novidade recebeu o nome de Salistick e já pode ser adquirida nesses dois países. O teste se destaca pela praticidade e rapidez, especialmente na comparação com o o modelo tradicional, que utiliza a urina para descobrir se a mulher está grávida ou não.
O novo teste tem sido visto com o primeiro grande avanço dos testes de gravidez caseiros, desde que o exame foi criado pela primeira vez, na década de 1970.
Como ele funciona?
De acordo com as instruções presentes no manual do teste, é preciso esperar 30 minutos após ingerir ou beber qualquer tipo de produtos, antes de iniciar o procedimento.
O teste é vendido em formato de kit. Dentro da embalagem, vem um swab para coleta, que deve ser passado no interior da boca por cerca de 90 segundos. Depois, ele precisa ser colocado dentro da unidade analítica.
A rapidez impressiona. O resultado fica disponível de 5 a 15 minutos depois. O teste é capaz de detectar pela saliva o mesmo hormônio que os outros modelos: a gonadotrofina crônica humana (hCG), que começa a ser produzida pelos tecidos embrionários desde o início da gestação.
App próprio e índice de precisão
A empresa responsável criou um aplicativo dedicado ao Salistick para facilitar o processo de divulgação do resultado. Por meio da plataforma, a mulher consegue comunicar o “positivo” ou “negativo” para toda a família e amigos.
O teste tem uma precisão de 96,32% um dia após o atraso da menstruação e de 97,35% a partir do segundo dia. Essa informação é da empresa Abindgon Health, responsável pela distribuição do produto nas ilhas britânicas.
Diferencial
Apesar disso, a facilidade e a higiene devem ser os grandes atrativos da novidade. Isso porque os fabricantes dos testes tradicionais, com uso da urina, afirmam que eles têm precisão ainda maior, de 99%.
A Salignostics fez uma pesquisa de mercado, antes de lançar o produto. O estudo verificou certo incômodo das mulheres com o fato de terem de urinar para descobrir a gravidez – 68% delas disseram preferir o modelo com saliva.
Para ser comercializado em outros países, o teste deve, primeiro, passar por análise das agências reguladoras e receber a devida aprovado. No caso do Brasil, essa função é executada pela Anvisa.

-
Tecnologia2 dias atrás
Já sabe como usar? WhatsApp agora pode digitalizar documentos
-
Tecnologia1 dia atrás
Criança gasta mais de R$ 7.500 em jogos online e mãe faz alerta
-
Tecnologia2 dias atrás
O melhor widget do Android é gratuito, nativo e quase ninguém aproveita
-
Carreira1 dia atrás
Aprenda a baixar e proteger seus dados armazenados no LinkedIn
-
Finanças2 dias atrás
Crédito do Trabalhador: onde contratar o novo empréstimo consignado para CLT?
-
Tecnologia1 dia atrás
Google Fotos lança recurso para melhorar imagens antigas com Ultra HDR
-
Política1 dia atrás
Cidade brasileira proíbe cigarros eletrônicos em locais públicos; conheça a nova lei
-
Mercado de Trabalho21 horas atrás
Aumentos no iFood: o que muda para quem entrega de bike ou moto?