Conecte-se conosco

Imposto de Renda - IRPF

Atenção! Quem ainda não enviou o IRPF terá mais uma chance

Para quem deixou o prazo para declarar o IRPF passar, ainda há uma esperança, mas com penalidades. Entenda!

Publicado

em

Receita Federal

A Receita Federal reabriu nesta quarta-feira (02) o sistema do Imposto de Renda para receber as declarações de quem não enviou a tempo. Assim, para aqueles que deixaram o prazo para declarar o IRPF passar, ainda há uma esperança, mas com penalidades. É possível ter que pagar uma multa de aproximadamente R$ 165,74, que pode chegar a 20% do imposto devido. As multas serão impostas para quem tem imposto a pagar e restituição a receber.

Leia também: Imposto de Renda: dados estimam 34 milhões de declarações feitas

Para os atrasados, será enviado um “aviso de multa” ao apresentar a declaração em atraso. Nas declarações passíveis de restituição, se a multa não for paga corretamente, será descontada com juros do imposto a ser restituído. Quem não estiver de acordo com a multa pode, dentro do prazo de 30 dias, apresentar uma defesa.

Se você enviou a declaração dentro do prazo, mas tem informações para corrigir após a entrega, poderá retificá-las sem penalidades. Para isso, basta abrir a declaração enviada anteriormente no programa e corrigir ou informar os valores certos. O prazo para correção é de cinco anos, mas é importante fazer isso o quanto antes para não correr o risco de cair na malha fina.

Mas atenção: quem deve declarar o Imposto de Renda e não o fez, além do prejuízo de multa, corre o risco de ficar com o CPF irregular, o que pode impedir a liberação de empréstimos, emissão de passaportes, certidão negativa para negociar ou alugar imóveis e também pode acabar ficando inapto a prestar concursos públicos até a regularização do mesmo.

Publicidade
Comentários

MAIS ACESSADAS