Conecte-se conosco

Agronegócio

ATENÇÃO! Se você tem pets ou crianças em casa, evite estas plantas

Apesar dos inúmeros benefícios que as plantas proporcionam, algumas espécies são consideradas tóxicas. Saiba quais.

Publicado

em

Está certo que ter plantas em casa ajuda a harmonizar o ambiente, deixando qualquer cantinho mais aconchegante. As plantas contribuem não só para a ornamentação, como também para melhorar a umidade e purificar o ar, além de atraírem boas energias.

O fato é que, apesar dos muitos benefícios de ter plantinhas no lar, vale se informar antes de adquirir qualquer espécie, principalmente se você tem animais e crianças, já que algumas plantas, por serem toxicas, podem causar alguns incidentes.

Nesse sentido, acompanhe a lista que separamos com plantinhas que devem ser evitadas. 

Comigo-ninguém pode

Apesar de muito apreciada nas decorações, a planta “comigo-ninguém-pode, se ingerida, pode causar edema das membranas mucosas, provocando dificuldade de deglutição. 

Reprodução: Freepik

Espada de São Jorge

Esta é outra espécie bastante comum, utilizada largamente na ornamentação de ambientes internos e externos. Apesar de versátil e famosa por afastar o mau-olhado, essa planta, se ingerida causa hipersalivação, dor e queimação na boca e lábios, além de edema (inchaço) na língua e lábios.

Reprodução: Freepik

Antúrio

O antúrio também deve ser mantido longe de animais e crianças e o ideal é que seja manuseado com cuidado, já que em contato com a pele, a seiva produzida provoca irritação. Quando ingerida há náuseas, vômitos, salivação e dificuldade de engolir. Em contato com os olhos pode causar irritação e até lesão de córnea.

Reprodução: Pinterest

Espirradeira

Não se deixe enganar por suas lindas flores. A espirradeira é perigosíssima! A intoxicação é precedida de enjoos, vômitos, diarreias e dores de cabeça e comer qualquer parte dela pode levar à parada cardíaca e até mesmo à morte.

Reprodução: Freepik

Crisântemo

Os crisântemos também apresentam floração admirável, contudo, a flor dessa espécie possui piretrina, substancia que pode causar alergias em geral, desde espirros, bronquite e urticária.

Reprodução: Freepik

Apesar dos inúmeros benefícios que as plantas proporcionam, essas espécies são consideradas tóxicas. E na dúvida, é melhor evitar seu cultivo ou reforçar ainda mais a atenção, caso você tenha pets ou crianças em casa.

Jornalista desde 2015. Pós graduada em Comunicação e Marketing desde 2020. Contadora de histórias desde sempre.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS